Contagem na Ilha dos Lobos tem registro de maior número de Pinípedes dos últimos tempos

Durante o monitoramento semanal da Ilha dos Lobos - realizada por profissionais do ICMBio Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Ilha dos Lobos no dia 17/08 - foi feita a contagem do maior número de Pinípedes dos últimos tempos na pequena ilha marítima gaúcha

26 de agosto de 2022

Durante o último monitoramento semanal da Ilha dos Lobos – realizada por profissionais do ICMBio Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Ilha dos Lobos no dia 17/08 –  foi feita a contagem do maior número de Pinípedes dos últimos tempos na pequena ilha marítima gaúcha (distante cerca de 1,8km da orla de Torres)

“Foram registrados no total 272 animais –  sendo 200 lobos-marinhos e 72 Leões-marinhos. Até então, o maior registro de Pinípedes feito pela equipe do REVIS havia sido de 187 animais, em agosto de 2019” ressalta a equipe do ICMBio REVIS Ilha dos Lobos.

 

Lobos-marinhos também nas praias de Torres

Além disso, na última semana tivemos a ocorrência de ao menos 7 Lobos-marinhos (Arctocephalus australis) junto as praias de Torres, segundo informações do ICMBio REVIS Ilha dos Lobos. No dia 17/08 na Prainha, a equipe do REVIS junto dos voluntários monitorou dois Lobos-marinhos. Ambos os indivíduos juvenis, estavam saudáveis descansando. Retornaram para o mar no final da tarde. No dia 19/08 a equipe foi notificada da ocorrência de um Lobo-marinho na praia da Cal. Se tratava de um indivíduo macho juvenil, medindo aproximadamente 70 cm, saudável e não apresentava lesões corporais. Ainda no dia 19/08, a equipe registrou próximo a santinha na Prainha, um Lobo-marinho macho, juvenil, medindo aproximadamente 1 m, e aparentemente estava saudável.  Ambos animais foram afugentados por um cão, e não retornaram para a praia.

Já na segunda-feira (22/08), a equipe realizou a marcação de um Lobo-marinho, indivíduo macho, medindo aproximadamente 97 cm no Parque estadual da Itapeva (PEVA), que retornou ao mar no final do dia, e monitorou na praia da Cal um Lobo-marinho individuo juvenil medindo aproximadamente 65 cm, apresentava sinais de exaustão e logo voltou para o mar. E na mesma Segunda-feira (22/08) a equipe encontrou um Lobo-marinho em óbito, uma fêmea magra, medindo aproximadamente 96 cm, com sinais de morte natural.

Outra ocorrência de um destes animais, que estava apenas descansando, ainda foi registrada na quinta-feira (25), junto as pedras da Prainha.

 

ORIENTAÇÕES EM CASO DE ENCONTRO COM PINÍPEDES NA PRAIA:

 

Frequentemente, moradores e turistas não sabem ao certo o que fazer quando encontram um lobo ou leão ma marinho na beira da praia, ou até mesmo a quem recorrer. Por isso, a equipe do ICMBio Revis Ilha dos Lobos faz as seguintes recomendações:

 

⚠️ Ligue para as autoridades ambientais locais (Em Torres: REVIS: (51)3664-4874 / PATRAM: (51) 3626-4798)

⚠️ Mantenha distância mínima de 5m

⚠️Se possível, ajude a isolar e sinalizar a área.

⚠️Afaste animais domésticos, como cães.

⚠️Não fale alto perto do animal.

⚠️Se for fotografar, não use flash

⚠️Não ofereça alimento

 

➡️Pinípedes chegam ao litoral brasileiro após uma longa viagem, assim, em grande parte dos casos, o animal está apenas descansando e necessita de espaço e tranquilidade para que possa voltar ao mar!

 


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados