Contratação de nova empresa para gestão do lixo trará economia de R$1,3 milhão anuais aos cofres de Torres

Prefeitura anunciou que nova empresa licitada começou a operar na quarta-feira (1°)

3 de agosto de 2018

Começou a operar em Torres na quarta-feira, 1º de agosto, a nova empresa contratada pela Prefeitura para realizar os serviços de gestão de resíduos em toda a cidade. Na licitação realizada recentemente, a Administração Municipal conquistou um resultado muito positivo que traz economia de mais de R$ 1,2 milhão para os cofres municipais e o consequente retorno em melhorias para os contribuintes.

Através de um esforço conjunto de diversos setores da Prefeitura, a Administração Municipal conseguiu, com um processo de licitação bem-sucedido, atingir esta marca histórica. A economia representa a redução de aproximadamente R$ 1.291.000,00 no valor que a Prefeitura de Torres deverá pagar em 2019 para os serviços de gestão do lixo, em relação aos valores pagos nos anos anteriores. Isto foi possível porque a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo realizou levantamentos (ao longo de todo o ano de 2017 e temporada de 2018) que permitiram a elaboração de uma planilha de custos detalhada, com dados que transmitem a real necessidade de Torres, orçando todos os itens necessários para a boa prestação do serviço.

 

Serviço qualificado exigido por licitação

 

“A elaboração do termo de referência para os serviços levou em conta as necessidades do Município, tanto para baixa quanto para alta temporada. Com o apoio da Secretaria de Administração para revisão das planilhas, empenho da Procuradoria Geral para os pareceres bem elaborados e embasados para garantir nossas exigências e o perfil arrojado da Secretaria da Fazenda que realizou a licitação em formato de pregão presencial, foi possível alcançarmos esta economia impressionante num dos serviços mais caros da municipalidade”, destaca o secretário de Meio Ambiente de Torres, Júlio Agápio. “Qualificamos o serviço, exigindo na licitação, por exemplo: veículo zero quilômetro, telefone 0800 para a população fazer reclamações ou sugestões, rotas extras no Natal, Ano Novo e Carnaval, e ainda fomento de campanha de educação ambiental sobre o tema resíduos. Ou seja, melhoramos o serviço, e vamos pagar consideravelmente menos”, reforça o secretário.

Para o prefeito Carlos Souza, este é mais um excelente resultado que demonstra o compromisso da Administração Municipal com a gestão eficiente dos recursos públicos. “Com economia e controle das contas do Município, conseguimos continuar realizando investimentos, cuidando da cidade e oferecendo novas melhorias para a população!”, ressalta o prefeito. “Qualquer município do Brasil gasta boa parte de seu orçamento livre com a gestão do lixo. E sempre que há renovação de contrato, os valores aumentam consideravelmente. Torres, além de exigir uma melhora significativa no serviço, conseguiu uma grande economia. É um ganho para todos!”, afirma Carlos Souza.

Diante do resultado, o prefeito solicitou à Secretaria da Fazenda a avaliação quanto à possibilidade de oferecer desconto na taxa do lixo para famílias de baixa renda a partir de 2019.

 

FONTE: Prefeitura de Torres


Publicado em: Geral






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