Convênios assinados confirmam atuação da UCS na revisão do Plano Diretor de Arroio do Sal

Dois convênios firmados com a Prefeitura de Arroio do Sal no dia 03 de junho preveem a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, do Plano Municipal de Recuperação do Bioma Mata Atlântica e do Diagnóstico Socioambiental

5 de junho de 2024

Em um movimento estratégico para o desenvolvimento sustentável de Arroio do Sal, o prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão) – juntamente com os secretários de Meio Ambiente, Luiz Carlos Schmitt, Planejamento, Indústria e Comércio, Ranieri Pereira, da Fazenda, Felipe Valim e com o Chefe da Defesa Civil, José Oscar Bier – encontrou-se com o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Leonardo Rech, para discutir a implementação de dois convênios significativos. Esses acordos marcam um passo importante para a revisão do Plano Diretor do município, com foco especial na mobilidade urbana e na recuperação ambiental.

A reunião, ocorrida na última segunda-feira (3 de junho), em Caxias do Sul, selou o compromisso entre a administração de Arroio do Sal e a academia, visando a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e do Plano Municipal de Recuperação do Bioma Mata Atlântica, além de um Diagnóstico Socioambiental detalhado. Receberam a comitiva de Arroio do Sal junto com o reitor a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Neide Pessin, o chefe de Gabinete, Givanildo Garlet, o procurador jurídico da FUCS, Maurício Gravina, o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Pedro de Inda e o arquiteto representando a UNITE, Carlos Eduardo Mesquita.

O Plano Diretor, instrumento vital para a gestão territorial, está sendo revisado para incorporar estratégias de desenvolvimento econômico, social e sustentável, alinhadas às políticas de transporte e mobilidade urbana.  Para o reitor da UCS, Gelson Rech, “o nosso futuro depende da conjugação e do equilíbrio entre ciência e gestão inteligente. Ter a visão científica de como se desenvolver com a melhor qualidade e com o menor impacto é o que esperamos que os municípios alcancem”.

Segundo a Prefeitura Municipal de Arroio do Sal (PMAS), a colaboração entre a municipalidade e a UCS é um exemplo de como a integração entre o setor público e as instituições de ensino pode resultar em avanços significativos para a sociedade. “Com a implementação dos planos e diagnósticos acordados, espera-se não apenas uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos, mas também a promoção de um ambiente mais saudável e resiliente para as gerações futuras”.

 

“Momento histórico para Arroio Sal”

“Neste momento histórico para Arroio do Sal, reafirmamos nosso compromisso com um futuro mais sustentável e resiliente. A parceria com a Universidade de Caxias do Sul é um marco na nossa gestão, pois alia conhecimento científico à prática administrativa, garantindo que as decisões tomadas hoje sejam benéficas para as gerações futuras. Os convênios assinados são mais do que documentos, são a promessa de um município que valoriza a mobilidade urbana eficiente e a preservação do nosso precioso Bioma Mata Atlântica. Com o apoio da UCS, Arroio do Sal se posiciona na vanguarda do planejamento urbano e ambiental, e juntos, construiremos uma cidade que respeita o equilíbrio entre crescimento e conservação”, enfatizou o prefeito de Arroio do Sal, Bolão.

Já o vice-prefeito de Arroio do Sal, José Diogo Martins Pereira, disse se sentir honrado em fazer parte deste momento histórico para a cidade. “A parceria com a Universidade de Caxias do Sul representa um marco no compromisso com o desenvolvimento sustentável e a resiliência de nossa comunidade. Estamos dedicados a revisar nosso Plano Diretor com uma visão inovadora, que integra mobilidade urbana e recuperação ambiental, assegurando que as gerações futuras herdem uma cidade mais segura, acessível e em harmonia com o meio ambiente”, enfatizou.

A pró-reitora da UCS , Neide Pessin, apresentou à comitiva de Arroio do Sal, ainda, os projetos Cidades Resilientes e ReNova Cidades, que oferecem ferramentas essenciais para a gestão de riscos relacionados a desastres naturais e mudanças climáticas. Estes projetos enfatizam a necessidade de um planejamento eficaz e uma governança robusta, fundamentais para a construção de uma resiliência urbana que possa suportar os desafios do futuro.

 

 

 


Publicado em: Educação






Veja Também





Links Patrocinados