O uso das máquinas possibilitou a captação, o tratamento e a distribuição de água para mais de 300 mil residências e comércios durante a falta de energia elétrica na região
Um total de 18 geradores de energia elétrica foram instalados pela Corsan no Litoral Norte, desde a noite da última segunda-feira, dia 28, quando a região foi atingida pelo ciclone extratropical. Receberam os equipamentos as cidades de Mostardas, Tavares, Capivari do Sul, Palmares do Sul, Cidreira, Balneário Pinhal, Osório, Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa, Xangri-Lá, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Arroio do Sal e Santo Antônio da Patrulha.
Ainda nesta sexta-feira, 1º de agosto, dois geradores garantem as operações em Capivari do Sul, no poço de captação de água bruta, e em uma elevatória, em Xangri-Lá. Mais de R$500 mil foram investidos na locação, logística, instalação e combustível para o uso desses dispositivos. Em algumas localidades, as máquinas também foram instaladas em estações de bombeamento de esgoto.
A medida garantiu o abastecimento de água para mais de 300 mil residências e comércios em 15 dos 17 municípios atendidos pela Companhia na região. “Os equipamentos foram utilizados durante toda a semana e estão sendo retirados à medida que a energia elétrica é restabelecida nas estações de captação, tratamento e distribuição de água da Companhia”, informa o gerente de Operações da Corsan no Litoral Norte, Alan Pedra. “Na noite de segunda-feira, o período mais crítico do ciclone em relação ao funcionamento dos sistemas de abastecimento de água, somente Torres e Glorinha mantiveram a distribuição sem o uso de geradores”, aponta Alan, destacando a importância da iniciativa e das frentes de trabalho que atuaram na gestão e execução dos serviços.
“Com o uso de geradores, o sistema de distribuição de água pode ser reativado em poucos minutos após a instalação. Os dispositivos nos permitem agir com rapidez e eficiência para assegurar a qualidade dos serviços diante de fatores que fogem ao controle, como a falta de fornecimento de energia elétrica e eventos climáticos”, explica o gerente de operações. Alan acrescenta que foi fundamental para os bons resultados da iniciativa a ampliação da equipe técnica nos períodos críticos, durante e após a passagem do ciclone, com trabalho simultâneo nas cidades, inclusive durante a madrugada.
Medida já havia sido adotada em fevereiro
A medida também foi adotada em fevereiro deste ano, em Tramandaí e Imbé, durante o temporal que atingiu os dois municípios. Dois dos 31 geradores de energia elétrica locados pela Companhia para o período de veraneio 2024/2025 permaneceram ligados por mais de 24 horas nos sistemas de captação e tratamento, até a retomada do fornecimento de energia pela concessionária. Na ocasião, as duas máquinas garantiram o acesso à água tratada para mais de 80 mil habitantes das duas cidades e para os veranistas.