Criação da Associação dos Jornais do Sul unifica e fortalece a imprensa regional

Diretores de jornais do RS, SC e PR integrantes da AJS realizaram seu primeiro congresso no último sábado (22), em Erechim. Jornal A FOLHA Torres também integra associação

27 de fevereiro de 2025

Um marco na história da imprensa regional. Assim pode ser definida a criação da Associação dos Jornais do Sul (AJS), entidade que abrange veículos de comunicação impressa de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No último sábado (22), o grupo realizou seu primeiro congresso, no Hotel Ibis, em Erechim, reunindo grande parte dos 24 jornais que fazem parte da associação neste primeiro momento.

A criação da AJS – proposta a partir de iniciativa do Jornal AVS – tem um propósito claro: unificar o potencial de cada um dos jornais, tornando-os mais fortes e relevantes perante suas respectivas comunidades. Ao todo, os veículos associados atingem cerca de 150 cidades com mais de 450 mil jornais por mês, com a missão de levar informação e conteúdo de qualidade em locais geralmente não atingidos pela grande mídia.

Integram a AJS como associados fundadores, os jornais: Integração Regional, Gazeta Popular, Sul Brasil, AVS Comunicações, Polo Foz, A Madrugada, Imigrantes, Jornal Destaques, Tribuna, Viamão em Dia, Litoral em Dia, Jornal da Terra, Jornal Novo Tempo, Folha da Club, Semanal, A Folha Torres, Jornal das Missões, Agro Sul, O Mensageiro, Jornal Na Mídia, Gazeta do Vale, Serrano, Novo Tempo News, Folha Rural.

 

Assinatura da Ata de Criação

Antecedendo a cerimônia de entrega do 1º Prêmio Gaúcho de Sustentabilidade, iniciativa do jornal AVS Comunicações em parceria com a empresa AKVO ESG, na noite de sexta-feira, no Salão de Atos da URI Campus de Erechim, ocorreu a assinatura simbólica da Ata de criação da AJS pelo Diretor de Comunicação e Divulgação da AJS, Sandro Luis Rambo (Jornal Semanal e Diretor de Marketing da AJS), Ruan Moraes, Jornal AVS.

 

Tempo de mudança

O congresso teve início com a palestra do professor e empresário Julio Brondani, que destacou a necessidade de mudanças e inovações em um mundo cada vez mais acelerado e digital. O palestrante enfatizou que a comunicação feita através dos veículos impressos precisará ser, além de excelente, imprescindível – sobretudo aos olhos de uma geração que está nascendo totalmente informatizada.

A atividade também contou com uma apresentação do criador gráfico do Jornal AVS, Wander da Silva, que abordou a importância que os elementos visuais – e sua respectiva distribuição nas páginas – têm na relação entre jornal e leitor.

A última palestra do evento foi ministrada pelo jornalista Rodrigo Assis Vargas, que veio de Brasília e também representou o Senador, Roberto Faro, teve como tema “A importância do Jornalismo Tradicional em Tempos de Algoritmo”. O palestrante destacou o relevante papel que os jornais do interior têm no enfrentamento às fake news disseminadas em redes sociais, bem como na conexão direta com suas comunidades, uma vez que “pequenas histórias podem virar grandes manchetes” nestes veículos. No entanto, Vargas pontuou também a necessidade de algumas mudanças e melhorias, como conectar o jornalismo tradicional às mídias digitais de maneira efetiva e criar novas parcerias e novos modelos ne negócios visando à inovação e à sustentabilidade.

 

Presenças importantes

            Ratificando a importância deste relevante momento, o 1º Congresso da Associação dos Jornais do Sul contou com a presença do deputado estadual pelo Rio Grande do Sul Paparico Bacchi, que valorizou a função que os jornais têm não somente hoje, mas que terão no futuro. “Os jornais regionais serão a grande fonte de pesquisa histórica, pois retratam a realidade”, observou.

Representando o Poder Legislativo municipal, a vereadora Carla Talgatti salientou a responsabilidade que os veículos impressos do interior têm perante à sociedade. “Acredito muito na capacidade que vocês têm em levar uma notícia, uma informação para os locais em que vocês vivem e que muitas vezes as grandes mídias não chegam. A responsabilidade de vocês é muito grande, é preciso muita ética no que se faz”, elogiou.

Deputado Estadual Paparico Bacchi representou a Assembléia Legislativa gaúcha no Congresso da AJS

 

A importância da AJS para seus associados

Presidente da Associação dos Jornais do Sul, Amanda Carraro, idealizadora da Associação, “a AJS nasce para unir esforços em prol da qualificação, crescimento, credibilidade e respeito aos jornais. A Associação focará em congressos, seminários, captação de recursos, envolvimento dos meios de comunicação com suas comunidades locais, e um projeto ainda maior envolvendo todos veículos em uma só plataforma tornando a AJS o veículo de comunicação mais forte do Sul do Brasil. Hoje as redes sociais a cada dia criam mais situações de descredibilidade, propagandas enganosas e principalmente noticias “fake” onde entra exatamente a importância e valor documental da mídia impressa.”

Para o vice-presidente da AJS, Sandro Pereira, o início da entidade é bastante promissor, e algumas metas já estão traçadas. “Criamos um grupo de jornais sérios a fim de unir forças e poder dialogar com as mais diversas esferas, abrangindo toda o Sul do país. Está dando certo, temos um volume expressivo de participantes. E não passa pela nossa cabeça apenas arrecadar: vamos trabalhar junto a empresas privadas, com processos de aprimoramento de todos os setores ligados ao jornal, sempre buscando o crescimento”.

Já a jornalista Dane Reis, do Jornal Serrano, de Barros Cassal, acredita que a união de forças entre os veículos resultará em excelentes resultados para todos. “Estou esperançosa de que juntos seremos grandes, vamos elevar nossos meios de comunicação através da união de esforços. Trabalhamos com transparência, com jornalismo sério, e aqui estamos entre jornais e jornalistas sérios, e isso certamente irá fortalecer nosso trabalho”.

Diretor de Comunicação e Divulgação da AJS e representante do Jornal Semanal, de Três de Maio, Sandro Luis Rambo afirma que a associação ajudará a mostrar à sociedade que os jornais ainda são fontes de credibilidade e profissionalismo. “A criação da AJS vem de encontro às necessidades dos jornais. A partir dela, poderemos nos aproximar mais dos governos, de empresas e mostrar nossa força. Somos um grupo compacto, mas de grande valor. Não se trata de quantidade, e sim de qualidade. Sabemos da força das mídias digitais, mas o jornal impresso ainda tem um papel fundamental na divulgação de informações verdadeiras e de confiabilidade”.

 

Diálogo junto ao Estado e criação de canal de TV

            Outro ponto abordado durante o congresso foi a histórica dificuldade que veículos do interior têm para recebimento de recursos junto aos governos federal, estadual e municipal, bem como à empresas privadas. Com a formação da Associação dos Jornais do Sul, esta realidade tende a sofrer uma grande e positiva mudança, conforme explicaram em suas explanações o jornalista Rodrigo Assis Vargas e o deputado Paparico Bacchi.

Ambos enfatizaram a necessidade de unificação e definição de um responsável para reivindicar recursos a serem enviados ao CNPJ da associação, que, a partir daí, distribuirá o montante aos jornais conforme previamente acertado. “Nada mais justo que um auxílio do Estado para manutenção dos jornais que prestam um serviço relevante para suas comunidades”, pontuaram, ressaltando a grande tiragem e o massivo número de leitores que, somados, os 24 jornais têm – cerca de 800 mil.

Ao final do evento, o tesoureiro da associação, Ricardo Carraro, trouxe uma novidade especial para os associados presentes: a criação de um canal de notícias da AJS. Inicialmente no YouTube, o veículo reunirá matérias audiovisuais enviadas pelos repórteres dos jornais, a fim de montar um grande e variado telejornal, cuja abrangência será multiplicada através do público que cada veículo já tem. Posteriormente, a iniciativa visa levar este formado à TV.

 

Direção da AJS para o triênio 2025-2027

 

Presidente – Amanda Carraro – Jornal AVS

Vice-presidente – Sandro Costa Pereira – Jornal Agro Sul

Secretária – Daiana Tuon – Jornal Imigrantes

Tesoureiro – Ricardo Carraro – Jornal AVS

Diretor Conselho Deliberativo – Teresa Cristina Rocha de Araújo Santos – Jornal A Folha Torres

Diretor Financeiro – Cesar Luiz Simon – Jornal Polo Foz

Diretor de Comunicação e Divulgação – Sandro Luis Rambo – Jornal Semanal

Diretor de Marketing – Ruan Moraes – Jornal AVS

 

O 1º Congresso da AJS conta com o apoio/patrocínio das empresas: Grupo Master Sonda, SicrediUniestados, Ervateira Cristalina, Cooperativa Nossa Terra, Clau Perfumes, CFC Sinal Verde e Automabras.

Contate a AJS pelo fone (54) 3194-4334/whatsapp (54) 9 9112-6732/e-mail: ajsassociacaodosjornaisdosul@gmail.com

 


Publicado em: Economia






Veja Também





Links Patrocinados