O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) criou o Grupo de Trabalho para Enfrentamento à Crise Proveniente das Enchentes, por meio da Portaria 63/2024, publicada nesta segunda-feira (6).
O GT reúne quatro conselheiros e um procurador do Cremers, que vão orientar, de forma técnica e ética, médicos e sociedade sobre as orientações necessárias para enfrentamento a doenças originadas pelas enchentes, como leptospirose, hepatite A, infecções de pele, infecções gastrointestinais, entre outras, além de orientações sobre atendimento em saúde mental.
Sob coordenação do conselheiro e intensivista Fabiano Nagel, integram o Grupo de Trabalho o conselheiro e coordenador da Câmara Técnica de Infectologia do Cremers, Paulo Ernesto Gewehr Filho; o conselheiro e médico de Família e Comunidade, André Luiz da Silva; a conselheira e psiquiátrica Silzá Tramontina; e o coordenador do Departamento Jurídico, Juliano Lauer.
O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, explicou que o GT será “um referencial de informações técnicas e éticas centradas no médico, no profissional que irá avaliar e orientar pacientes atingidos pelas enchentes”.