O Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral (CRPO Litoral), em Osório, está sendo palco do primeiro curso promovido pela Brigada Militar neste ano para a formação de instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
O curso teve início nesta segunda-feira (03/7) e será concluído no próximo dia 14, com 80 horas-aula. São 36 policiais militares de todos os Comandos Regionais da BM e também do estado de Sergipe. Entre os participantes do curso estão uma major do estado visitante, uma capitã do CRPO Vale dos Sinos, quatro sargentos dos CRPOs Litoral e Sul e soldados dos demais Comandos Regionais, incluindo Capital e Metropolitano.
A execução do curso é feita pelo Centro de Treinamento Dare/Proerd, sob a coordenação da Academia de Polícia Militar e supervisão do Departamento de Ensino da Brigada Militar, com apoio do CRPO Litoral.
O Proerd foi criado em Los Angeles (EUA), em 1983, chegou ao Brasil em 1992 e em 1998 a Brigada Militar passou a introduzir a metodologia em inúmeros municípios gaúchos, aproximando a Corporação da comunidade escolar ao desenvolver um currículo de prevenção a drogas ilícitas e à violência. Para atuar como instrutor do Proerd, os policiais militares precisam frequentar o curso que os capacita à função. Uma vez habilitado, o PM será instrutor do Proerd em colégios públicos e privados que façam adesão ao programa, orientando alunos da educação infantil; anos iniciais, 5º e 7º anos do ensino fundamental; e ensino médio, com material didático específico para cada faixa etária.
COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CRPO LITORAL
TEXTO: Jornalista Jussara Pelissoli/ FOTOS: Sd Rezende