Para auxiliar o atendimento de pacientes psiquiátricos, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) iniciou nessa semana o primeiro curso voltado para profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A capacitação para os profissionais terá 20 aulas online e será disponibilizado na plataforma da Escola de Saúde Pública (ESP).
No total, foram contemplados 50 municípios gaúcho, incluindo Torres e outras 3 cidades do Litoral Norte (Osório, Tramandaí e Capão da Canoa). A primeira turma contará com 50 responsáveis técnicos, entre enfermeiros e médicos, que atuam nos 50 municípios que mais solicitam atendimento para casos de saúde mental via Samu.
Desenvolvidas pelas equipes do Departamento de Regulação Estadual (DRE) e do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps), as videoaulas têm duração entre 40 e 50 minutos, abordando temas como transtornos mentais, comportamento suicida e a atuação em desastres, entre outros. Os alunos terão acesso a material didático, também disponível na plataforma da ESP, e participarão de uma prova de avaliação para a conclusão do curso.
Após a primeira turma, o projeto deve se estender nos próximos meses aos demais profissionais que atuam no Samu no RS. (Texto e foto: Secretaria de Saúde do RS)