Democracia e Direito à Cultura foram temas da 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura em Torres

Realizada pelo Conselho de Dirigentes Municiais de Cultura (Codic – Amlinorte), a Conferência está sendo considerado um marco.

1 de setembro de 2023

Aconteceu na terça-feira, dia 29 de agosto, no auditório da SAPT em Torres, a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura.  Praticamente todos os municípios do Litoral Norte tiveram representantes presentes no evento que aconteceu pela manhã e tarde.  Realizada pelo Conselho de Dirigentes Municiais de Cultura (Codic – Amlinorte), a Conferência está sendo considerada um marco de grande importância, visando a promoção, avanço e o enriquecimento das discussões em torno das questões culturais na região.

A secretária de Cultura do Estado do RS, Beatriz Araújo, por vídeo, passou uma mensagem aos participantes, parabenizando pela iniciativa. No mesmo vídeo, ela disse que “a 1ª Conferência contribui para o aperfeiçoamento das políticas públicas e ainda contribui para a boa formação dos profissionais do Estado, com as peculiaridades de cada região”.

Também durante a abertura, o prefeito de Torres, Carlos Souza, destacou a importância da convenção para a definição das políticas públicas locais e regionais. E que, portanto, esta reunião transcende a simplicidade de um encontro comum. “Nosso objetivo é claro, o de enriquecer nossas mentes com diálogos profundos sobre o papel da cultura no desenvolvimento social” afirmou o prefeito. Carlos também lembrou que os municípios irmãos do Litoral Norte devem estar unidos para tratar em conjunto sobre políticas culturais.

 

Democracia e direitos à Cultura foram debatidos entre apresentações artísticas

 

A 1ª Conferencia intermunicipal da região teve como tema central “Democracia e Direito à Cultura”. Após as apresentações, os participantes foram recepcionados com uma da Banda Musical Municipal de Terra de Areia. Em seguida o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Torres, Dérick Machado também se manifestou sobre a realização. Ele agradeceu a presença de todos e desejou um ótimo e democrático debate sobre Cultura. Já a presidente do Codic -Amlinorte, Claudia Sanna, em sua fala destacou a significância dos municípios da região pensarem juntos sobre Cultura.

Aos presentes, foram explicadas formas de acesso aos recursos e editais disponíveis para inscrição de projetos artísticos, históricos e culturais do Rio Grande do Sul – salientando aos interessados a importância de se estar vinculado e cadastrado ao site Pró-Cultura ( www.procultura.rs.gov.br ). A dificuldade em contemplar todos os projetos artísticos e culturais também foi destacada – sendo que os editais para pessoas jurídicas são mais fáceis de serem efetivados do que os projetos organizados por pessoas físicas. Cursos de formações aos fazedores de cultura estão sendo organizados, buscando facilitar a estes o entendimento para captação de recursos.

A seguir – pela parte da tarde – os participantes se reuniram em eixos temáticos para iniciarem uma fonte de debates estruturados para nortearem a implementação de políticas culturais, muitas podendo ser integradas entre cidades da mesma região.  Os temas foram divididos da seguinte forma:

I – Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura

II – Eixo 2: Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social

III – Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória

IV – Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural.

V – Eixo 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade.

VI – Eixo 6: Direito às Artes e às Linguagens Digitais

O resultado do trabalho em grupo será compilado e distribuído entre os participantes e os responsáveis pelas ações de cultura em todas as cidades envolvidas, para que estes providenciem em seus municípios a continuidade dos projetos debatidos no evento.

 

Apresentações culturais e Prestigio de gestores de várias cidades

Representantes de munícipios (com bandeiras) buscam se integrar para dividir e somar culturas

 

As etapas do trabalho da conferência foram ainda intercaladas por bonitas apresentações de artistas locais da região. A Fábrica de Gaiteiros, de Morrinhos do Sul; o Grupo de Danças Municipal de Xangri-Lá e o Projeto de Dança Mar Azul são nomes que fizeram parte das apresentações.

Estavam presente nesta manhã, na abertura da 1ª Conferência, além dos secretários municipais de Torres e da procuradora-geral do município, Pâmela Souza; o vice-prefeito de Arroio do Sal, Zeca Martins; o prefeito de Terra de Areia, Aluísio Teixeira; a prefeita de Três Forquilhas, Loraci Klipper Melo Germann, a Lola, vice-prefeito de Tavares, Gilmar Ferreira de Lemos e vários secretários municipais de Cultura, como Aline Valim, de Arroio do Sal; Marco Oliveira, de Capão da Canoa; Nara Denizew Bopsin dos Santo, de Itati; Sheila Wtodarski, de Maquiné; Juceline Medeiros, de Morrinhos do Sul; Marília da Silva Porto, de Tavares; Schirlei Dias da Silva Rosa, de Terra de Areia; Fabiana Raupp Valim Leffa, de Três Cachoeiras e Flávio Lippert de Andrade, de Três Forquilhas.

A 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura foi transmitida pelo canal do YouTube da prefeitura de Torres e está disponível para todos pelo link – https://www.youtube.com/watch?v=0LiKElF4CNM


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados