Um vídeo publicado em rede social mostra o Deputado Federal Pompeu de Matos (PDT) na terça-feira, dia 7 de janeiro, junto com alguns comerciantes que estão estabelecidos na margem da BR 101, no município de Três Cachoeiras. O objetivo foi denunciar o fechamento das entradas dos mesmos comércios, por conta da implantação do pedágio na estrada pela nova concessionária da via, a CCR – Via Sul. O vídeo completo pode ser conferido pelo link: https://www.facebook.com/pompeodemattospdt/videos/813952269029620/?t=175
Alguns vereadores de Três Cachoeiras, como o vereador Ronaldinho e o vereador Marcos, também estiveram no local para protestar de forma pública o problema dos empreendedores da margem da BR 101. É que há entradas somente para os moradores, conforme o mesmo deputado mostra. Defronte aos comércios, não há mais passagem para que carros possam acessar e estacionar corretamente nas tendas e as lanchonetes. E os donos anunciam o fim de suas atividades caso o sistema continue como está.
Reabertura dos acessos ou indenizações
Uma ação judicial contra a CCR – Via Sul foi anunciada no mesmo vídeo pelo deputado. Ele disse que já houve uma Audiência Pública, em Brasília, onde ficou claro que a CCR – Via Sul seria obrigada a indenizar os comerciantes pelo que fez. Mas Pompeu disse que irá entrar na justiça contra esta atitude, buscando que haja adequada abertura para os comércios locais, que estariam “condenados ao seu fim” por conta do fechamento destes acessos. “Nós não somos contra o pedágio; somos contra esta medida que prejudica os comerciantes”, afirmou Pompeu de Matos.
Novela é antiga
A comunidade de Três Cachoeiras – apoiada pela Câmara Municipal e até pelo prefeito atual, Flávio Lippert – já trabalham para evitar este processo faz tempo. Mas parece que as demandas locais pela ordenação destes acessos no entorno do pedágio não lograram o êxito necessário para que os comércios não fossem muito prejudicados.
A CCR Via Sul é a atual concessionária que foi contratada pelo governo federal para realizar manutenção e melhorias da BR 101 no litoral gaúcho e de Santa Catarina, contendo também cobrança de pedágio em várias praças (dentre elas, a localidade de Fernando Ferrari, no município de Três Cachoeiras). No RS, a empresa também substitui a antiga concessionária na manutenção e operação da Freeway (BR 290) desde o ano passado.