Deriva de agrotóxico afeta produção orgânica na região de Torres

Desde o início de dezembro, famílias agricultoras do interior de Morrinhos do Sul e de Torres vêm observando anormalidades no desenvolvimento das plantas.

FOTO - Folha de moranga, cuja plantação teria sido atingida pela deriva de agrotóxicos
8 de janeiro de 2025

Desde o início de dezembro, famílias agricultoras do interior de Morrinhos do Sul e de Torres vêm observando anormalidades no desenvolvimento das plantas. São folhas amareladas, disformes, queimadas, paralisação do crescimento e outros sintomas associados à deriva de agrotóxicos.

O problema até agora preocupava fruticultores, olivicultores e assentamentos do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em outras regiões do Rio Grande do Sul. No Litoral Norte, pelo menos entre os grupos de produção agroecológica, é a primeira vez que tantos casos são relatados em tão curto espaço de tempo.

Anúncio 1

“Tivemos nossa área de produção afetada por conta da deriva de herbicida aplicado com drone nas lavouras de arroz. Relata um agricultor de Torres que teve toda a produção atingida, com prejuízo financeiro e contaminação da área produtiva.

FOTO – Folha danificada de tomate – cereja, outra cultura afetada

 

Anúncio 2

Denúncias

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, por meio do site:  https://www.agricultura.rs.gov.br/canais-para-denuncia-de-deriva-do-2-4-d – orienta como agricultores e agricultoras podem denunciar problemas com herbicidas hormonais.

O contato pode ser feito pelo  e-mail denunciahormonais@agricultura.rs.gov.br ou para o WhatsApp, (51) 98412-9961.  “As denúncias deverão conter, no mínimo, as seguintes informações: localização da aplicação (município, distrito, localidade, pontos de referência); data da aplicação/data da detecção dos sintomas de fitotoxidade; horário da aplicação; nome do proprietário/propriedade que está aplicando; cultura afetada; nome do proprietário da propriedade afetada. Sempre que for possível, encaminhar fotos e/ou vídeos junto às informações da denúncia”.

 

 

Anúncio Slider
Anúncio Slider

Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados