O Desfile Cívico de 7 de Setembro, ocorrido no último sábado, levou grande público para a Avenida Benjamin Constant, no centro de Torres. Pais de estudantes, moradores e visitantes lotaram a Avenida para acompanhar o evento. Trinta e três entidades e seis bandas participaram da iniciativa.
Com organização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o desfile iniciou às 8h30min, após fala do prefeito Carlos Souza, acompanhado da primeira-dama, Susi Souza. No palco montado na Praça Getúlio Vargas, o prefeito destacou a importância do civismo, os temas abordados neste 7 de Setembro, e agradeceu a participação de todas as entidades presentes e público.
“As comemorações da Semana da Pátria de Torres promovida pela Secretaria de Educação tem como objetivos despertar o sentimento de patriotismo, formar atitudes de respeito aos símbolos do Brasil que são o Hino Nacional, a Bandeira, o Selo e o Brasão, bem como compreender o significado histórico do Sete de Setembro”, ressalta a comunicação da Prefeitura de Torres.
Este ano, o tema municipal foi o “Bicentenário do Patrimônio Histórico da Igreja Matriz São Domingos”; o tema estadual “40 anos do Batalhão Suez e sua participação na primeira e mais longa Missão de Paz da ONU”, e, nacionalmente, o tema foi “Centenário da União dos Escoteiros do Brasil”.
Bandas foram destaque
O Desfile foi aberto pela Brigada Militar, seguido pelas bandeiras oficiais. A bandeira do Brasil foi apresentada pelo veterano Newton Nogueira Pinto, fuzileiro naval que neste anto representou a Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais de Porto Alegre. A bandeira do Rio Grande do Sul foi apresentada pelo chefe Daniel José Vacaro, representante do Grupo de Escoteiros Ilha dos Lobos de Torres. A do município foi conduzida por Márcia Meinart, representante da comissão organizadora das festividades do Bicentenário do Patrimônio Histórico da Igreja Matriz São Domingos.
Embora o público tenha aplaudido muitas apresentações, quem mais arrancou aplausos dos presentes foram as bandas. O Desfile contou com a exibição de seis bandas, na seguinte ordem, intercaladas entre as entidades. Foram elas: Banda EMF Alcino Pedro Rodrigues, Banda da APAE, Banda Municipal de Praia Grande (SC), Banda Maturidade Ativa, Banda Municipal de Três Cachoeiras e Banda EMF Mampituba. Muito aplaudida também foi a participação no Desfile, de Ingrid Emmer, do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Torres. incansável na luta pela qualidade de vida dos idosos.
Estavam presentes também na cerimônia, além do prefeito e primeira-dama, representando a presidente do CME, Rejane Clezar, a presidente do CACS-FUNDEB Almonita Gedeon; representando o comandante Guaraci Pinto da Silva, esteve o 2° Sargento Valdemir Mattos dos Santos; representando a Capitã Roberta da Fontoura Pinheiro Beck, comandante da Brigada Militar, a Sgt Carina Bertolini; também presente o delegado da Policia Civil de Torres, Marcos, Vinícius Muniz Veloso, o chefe de gabinete, Douglas Martins Rocha; a procuradora-geral do município, Pâmela Souza e secretários municipais como o de Educação, Alceu de Matos Scheffer.
Participaram do Desfile Cívico de Torres as seguintes entidades:
- Brigada Militar
- Bandeiras Oficiais
- Homenageados: Grupo Escoteiros Ilha dos Lobos e Bicentenário da Igreja São Domingos
- Projeto Primeiros Socorros na Escola
- EMF Alcino
- EMEI Gente Miúda
- EMEI João XXIII
- EMEI Profª Joaquina M. S. S. e EE Pedro Nicolau
- Escola Recanto Alegre – APAE
- Somos Aldeia
- EMEI Prof. Sadi Pipet de Oliveira
- EMEI São Francisco de Assis
- EMEI STAN
- EMEI Alcino Pedro Rodrigues
- EMEI São Jorge
- EMEI Salina
- EEI Doce Balanço
- EMF Almirante Tamandaré
- EMF São Judas Tadeu
- Maturidade Ativa
- ASCORT
- EEEF Nª Srª da Glória
- Escola São Domingos
- EMF Zona Sul
- EMF Santa Rita
- EEEF Prof. Justino A. Titeboehl
- EMF Prof. Manoel Ferreira Porto
- EMF Mampituba
- EMF Prof. Manoel Oliveira Carneiro
- Demais Entidades
- Secretarias Municipais
- Motociclistas
- Corpo de Bombeiros Militar