DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS: União em prol da preservação do meio ambiente em Torres

Na quinta edição do evento em Torres, voluntários recolhem quase 50 quilos de lixo na Praia da Guarita - e inspiram outras pessoas a seguir o caminho da preservação

FOTO: Tradicional abraço simbólico em prol da preservação do Meio Ambiente (foto por Dhu Rincão Sul)
21 de setembro de 2018

Ocorrendo desde 2014 em Torres,  a quinta edição do Dia  Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP) foi realizado na manhã de domingo, na Praia da Guarita. Como de costume, foi uma ocasião onde voluntários reuniram-se e mostraram seu comprometimento com a preservação do meio ambiente local, reforçando ainda a batalha contra o uso indiscriminado do plástico e o consumismo irresponsável. O evento foi organizado pelo Projeto Praia Limpa Torres e pelo Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars), em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). O Greenpeace de Porto Alegre também marcou presença no evento.

O manhã na qual o evento ocorreria começou com clima instável e dúvidas se o tempo ajudaria na realização da atividade. Ainda assim, em meio a chuva, dezenas de voluntários rumaram até o Parque da Guarita, mas logo depois o tempo decidiu ajudar os protetores do meio ambiente, o sol abriu e as atividades do DMLRP puderam ser realizadas normalmente.

 

Abraço simbólico, Limpeza de praia e catalogação

 

Após o abraço simbólico da Praia da Guarita, em torno da imagem esculpida na areia pelo artista local Paulo França, os cerca de 100 voluntários recolheram e classificaram 5.173 itens, totalizando 49,2 quilos de lixo em um trecho de cerca de 400 metros da Praia da Guarita e de Itapeva. Os cinco itens mais encontrados foram pedaços de plástico (1.489), bitucas de cigarro (1.020), embalagens de alimento (608), pedaços de vidro (279) e canudinhos (218). Os principais itens coletados esse ano são muito semelhantes aos encontrados nas edições anteriores…. mas itens curiosos também foram encontrados, tais como bola de golfe e até um pedaço de uma urna mortuária (que ainda exibia o nome da pessoa falecida).

Os dados coletados pelos voluntários serão integrados às estatísticas mundiais compiladas pela Ocean Conservancy. “Porém, mais do que isso, queremos que as pessoas reflitam sobre seus padrões de consumo para diminuir o impacto sobre o meio ambiente”, observa a professora Daiana Maffessoni, coordenadora do projeto pela Uergs. O evento desse ano foi ainda dedicado ao fotógrafo Rodrigo Baleia, um grande parceiro do evento que faleceu no início de 2018.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias acontece anualmente em mais de 100 países e representa hoje o maior evento voluntário voltado à conservação marinha no mundo.

catalogação do material recolhido após a ação voluntária de limpeza na Guarita

 

Batalha contra uso indiscriminado do plástico

 

As fontes de poluição apresentam um padrão que pode e precisa ser revertido. “A ideia do evento não é simplesmente limpar as praias e rios, mas despertar a atenção das pessoas para esse crescente problema mundial e incentivá-las a buscar soluções em nível local”, destacou o professor da Universidade Estadual do RS e presidente do Gemars, Paulo Henrique Ott, ao jornal Correio do Povo.

O empresário e coordenador do Projeto Praia Limpa, Alexis Sanson, explica que, nos anos anteriores, a proposta da ação era discutir sobre a reciclagem dos materiais. Hoje, o objetivo é outro: repensar a utilização de certos materiais, principalmente do plástico.”O plástico é o grande vilão. São pedaços de embalagens, tampinhas, canudos. No final da alta temporada, esse tipo de lixo prolifera na beira do mar”, ressaltou Alexis ao jornal Zero Hora

O evento desse ano foi marcado pela proposta de impacto zero na geração de resíduo. Para tanto, foram utilizadas garrafas plásticas de 10 litros no lugar de sacos de lixo para coleta dos materiais e luvas de algodão em substituição às luvas de látex. Foi ainda solicitado que os participantes levassem sua própria caneca para o consumo de água, sendo que copos de papel também estavam disponíveis. “Queremos que o evento cada vez mais esteja de acordo com a mensagem que estamos querendo passar”, enfatiza Ott.

 

Atitude que inspira

 

E a atitude do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP), de limpeza voluntária de nossa orla – ação que é organizada e replicada há anos, quase que mensalmente em Torres, pelo Projeto Praia Limpa – acaba inspirando outras pessoas a se engajarem em prol da preservação do Meio Ambiente. Uma dessa pessoas engajadas é a empresária Teresa, que nos relata um pouco de sua história. “Nesta edição Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias ,não consegui chegar á tempo de Contribuir com a coleta. Cheguei quando os voluntários já estavam separando  ,catalogando e pesando o material recolhido .Mas cheguei á tempo de ver aquelas pessoas, homens , mulheres , jovens e crianças envolvidos  em um clima de consciência, de que é necessário sim cuidar da nossa natureza”, ressalta Teresa.

Esta foi a terceira vez que Teresa participou do DMLRP, sendo que o exemplo que é passado no evento acaba seguindo em outras ações de sua vida. ” Credito á campanha  deste Projeto Praia Limpa o amadurecimento do meu engajamento na causa de proteção do nosso meio ambiente ,em especial das praias. Faz parte do meu dia a dia, caminhar na beira do mar e recolher  sacolas plásticos ,garrafas pets ,tampinhas (que coleto para a campanha Tampinha Legal),brinquedo infantis ,cacos de vidro etc…Foi o que eu e meu marido fizemos na tarde do domingo (dia 16) ,nas areias da Praia Grande (logo após o evento DMLRP). E não estávamos sozinhos.. apesar da tarde nublada e ventosa , encontramos  mais pessoas tendo a mesma atitude nossa .E olha que éramos praticamente só nós na praia! Terminamos a nossa limpeza com dez quilos dentro de vasilhames .Felizes que retiramos da natureza, em duas horas de caminhada dez quilos de lixo, que poderiam ir parar no oceano ,poluindo e matando animais”, concluiu a engajada Teresa.

 

*Com informações de Correio do Povo e Zero Hora


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados