O MDB gaúcho deu a largada para 2026 e firmou posição à pré-candidatura do vice-governador Gabriel Souza ao Palácio Piratini durante o lançamento da série “Pelo Rio Grande – Para continuar fazendo história”, realizado em Campo Bom. O encontro mobilizou cerca de 500 filiados, a maioria deles líderes históricos.
Dentre vários discursos, o vice-presidente da sigla, ex-senador José Fogaça enalteceu a história do MDB e projetou sua visão nos próximos desafios. “Temos aqui neste palco uma geração histórica. Pedro Simon, o grande farol da política brasileira, e Gabriel Souza, um jovem brilhante e com enorme capacidade”, mencionou.
Aos 95 anos de vida – com sua trajetória política marcada pela luta democrática e o desempenho de funções de deputado, senador, ministro da República e governador do Estado -, Pedro Simon também prestou o seu apoio à pré-candidatura de Gabriel Souza. “Tenho grande expectativa na caminhada deste jovem. Será um candidato de primeira grandeza. Estamos tranquilos porque com ele a vitória irá de chegar”, garantiu Simon.
Compromisso com o futuro
Ao chegar ao encontro ovacionado pelos correligionários, o vice-governador Gabriel Souza falou sobre os valores e compromissos do partido com o futuro do Rio Grande do Sul. Ele destacou que acredita no poder da política feita com responsabilidade, planejamento e proximidade com as pessoas. “Para seguir fazendo história, precisamos continuar investindo em capital humano, educação, resiliência climática e liberdade econômica — sempre com os olhos voltados para quem mais precisa”, destacou Gabriel Souza.
Militante do MDB desde aos 15 anos e se referindo ao momento atual, frisou que hoje o estado é referência em liberdade para empreender, com menos impostos, menos burocracia e mais oportunidades. “Seguimos firmes também no compromisso com os que mais precisam, com uma política social libertadora, que não prende as pessoas à pobreza, mas oferece caminhos reais para a superação das desigualdades. Esse é o legado que queremos preservar e aprofundar para seguir fazendo história”, finalizou Gabriel Souza.
Nascido e criado no Litoral Norte
O protagonista do encontro do MDB Gabriel Sousa, se destaca para a população do litoral norte do RS por ser natural da região e ter se sido eleito em toda sua vitoriosa carreira baseado na confiança que conquistou de todo o povo da região, entre Cidreira e Torres, na faixa litorânea, e entre Osório e Mampituba, na região do pé da serra. Sua estada como o principal mandatário do governo gaúcho caso conquiste este direto no pleito do ano que vem, com certeza depende do apoio da população d’onde se criou, assim como poderá devolver como governador este carinho e está confiança quando sentado na cadeira maior do Palácio Piratini tratando o litoral como o litoral o tratou.