Descubra um pouco da fascinante origem do surfe no sul do Brasil com o documentário ‘Bah, Uma História Austral do Surf Brasileiro‘. O documentário foi disponibilizado nesta semana para acesso gratuito via Youtube.
Segundo aponta o documentário, no início dos anos 60, os irmãos Johannpeter – Jorge, Klaus e Frederico – juntamente com Fernando Sefton, introduziram as primeiras pranchas na Praia da Guarita, em Torres, marcando o início de um movimento que transformaria o cenário do surfe na região. O filme, dirigido por Beto Souza, apresenta uma narrativa moderna e envolvente, repleta de 32 depoimentos, imagens em preto e branco, super-8, slides e recortes de matérias em jornais. O documentário retrata momentos icônicos, como o primeiro campeonato gaúcho de surfe em 1968 e a descoberta das ondas catarinenses em Imbituba.
A equipe apaixonada pelo surfe e por trás do documentário – composta por Beto Souza, Eduardo Rizzo Kuhn, André Johannpeter e outros colaboradores – resgata a história com detalhes fascinantes. Desde os primeiros registros de Beto Souza com sua Nikonos, até o lançamento do super-8 ‘Na Trilha do Sol‘ por Eduardo Rizzo Kuhn em 1976, cada elemento do documentário é permeado pela paixão pelo esporte.
O patrocínio do empreendimento Solos Casas Suspensas, ligado aos empresários Renato Rizzo, Dado Bier e André Johannpeter, mostra a conexão profunda entre o surfe e a comunidade. O endereço que abrigava um chalé da década de 20, ponto de encontro da turma do surfe em Torres no passado, foi transferido alguns anos atrás para a Praça Zeca Scheffer (em frente a SAPT, Torres), hoje abrigando o Memorial do Surfe.
Na descrição do vídeo, os produtores fazem um convite: “Reviva a emoção, a cultura e a história do surfe no sul do Brasil. Assista ao documentário completo e mergulhe nas raízes desse esporte que se tornou parte fundamental da vida de muitos’.
O vídeo pode ser assistido na íntegra através do Youtube, no canal @Bahfilme , pelo link – https://www.youtube.com/watch?v=MMk01zQn44I&t=596s