Dom Pedro de Alcântara é destaque regional em digitalização dos serviços públicos

Destaque do município apareceu em levantamento do TCE RS, ao lado de Imbé e Tavares, como um dos poucos municípios classificados no nível aprimorado no Litoral Norte

28 de novembro de 2025

Dom Pedro de Alcântara segue entre os municípios mais avançados do Litoral Norte quando o assunto é governo digital. Segundo levantamento divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), o município alcançou 60 pontos no Índice de Maturidade dos Serviços Digitais, classificando-se no nível aprimorado — o terceiro e penúltimo estágio da escala que mede o grau de digitalização das prefeituras gaúchas.

O diagnóstico mostrou que mais de 80% das prefeituras do Rio Grande do Sul ainda operam em níveis iniciais de digitalização, oferecendo principalmente serviços obrigatórios, como Portal da Transparência (presente em 98,6% das cidades) e acesso à legislação municipal (94,6%). Já os serviços com impacto direto na vida do cidadão, como matrícula escolar on-line e agendamento de consultas médicas, ainda são exceção — oferecidos por apenas 32,2% e 20,3% dos municípios, respectivamente.

Anúncio 1

Nesse cenário, Dom Pedro de Alcântara se destaca como referência regional, ao lado de Imbé e Tavares, sendo um dos poucos municípios classificados no nível aprimorado.

O setor de Inovação, Informática e Comunicação vem liderando esse processo de transformação digital e já projeta novos avanços. Segundo o responsável pelo setor, Renato Borges, a meta é ambiciosa: disponibilizar a maior parte dos serviços municipais em formato digital em 2026, com as primeiras ampliações já previstas para o início do próximo ano. “A partir de janeiro, vamos iniciar a implantação de novos sistemas integrados que permitirão que grande parte dos serviços da Prefeitura possa ser solicitada e acompanhada on-line. É um passo importante para tornar Dom Pedro de Alcântara uma cidade cada vez mais conectada, moderna e eficiente”, destacou.

Anúncio Slider Meio

Entre as ações em andamento, a Prefeitura está implantando um novo sistema de gestão para a Saúde Municipal, desenvolvido pela empresa MV Saúde Digital, uma das líderes nacionais em tecnologia para o setor público. A ferramenta, atualmente em fase de implantação e treinamento das equipes, vai melhorar o atendimento, integrar informações e corrigir limitações do sistema anterior, oferecendo mais agilidade, precisão e segurança nos serviços de saúde.

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados