O proprietário de dois supermercados localizados na cidade de Três Cachoeiras, no Litoral Norte do estado, foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na terça-feira (23), por furto de energia em ambos os estabelecimentos. O comerciante usava uma espécie de controle remoto para ligar ou desligar o medidor de energia, e fraudar o consumo.
A fraude foi identificada após suspeita de furto de energia verificada pelo setor de Recuperação de Energia da CEEE Equatorial. Ao chegar ao local, a equipe verificou que o medidor de energia não registrava o consumo do estabelecimento. Quando os funcionários do supermercado perceberam a chegada da equipe da Distribuidora, o consumo passou a ser registrado.
Durante a verificação mais detalhada, foi constatado que os medidores apresentavam sinais de violação. Policiais da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e dos Serviços Delegados (DRCP), que faz parte do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), acompanharam a ação.
Após a confirmação da fraude, o proprietário foi preso em flagrante pelo crime de estelionato, por conta do sistema que era utilizado para desviar energia. Em novembro de 2024, o mesmo comerciante já havia sido preso pelo crime de furto de energia.
Fiscalização constante
O combate ao furto de energia garante o fornecimento de energia de qualidade para a população. As ações de fiscalização contra este crime previnem acidentes e influenciam no preço da tarifa. Isso porque o custo de quem não paga pela energia recai sobre os consumidores regularizados, e também na arrecadação de impostos como ICMS.
“Quem desvia energia faz com que todos os consumidores paguem por uma tarifa mais cara. E, no caso do comércio, existe ainda concorrência desleal com os estabelecimentos que atuam dentro da regularidade”, afirma o Executivo de Perdas da CEEE Grupo Equatorial, Sidney da Costa.
No primeiro semestre de 2025 foram realizadas 101 operações de combate ao furto de energia, que resultaram na prisão de 88 pessoas pela polícia.
Os desvios de energia são identificados pelas equipes de fiscalização, mas também podem ser denunciados por meio do 0800 721 2333.
Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?
CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp







