Educação do Passo de Torres em pauta

Em parceria com o jornal A FOLHA, Paulo Timm entrevista secretário de educação do Passo, Cristiano Nunes, juntamente com a coordenadora pedagógica Joelma (foto)

16 de julho de 2019

Nesta semana, o jornalista Paulo Timm recebeu na rádio Passo de Torres o Secretário de Educação do Passo de Torres, Cristiano Nunes.  Juntamente com a coordenadora pedagógica da secretaria, professora Joelma, ele tratou de questões relativas a educação infantil do município, transporte escolar e investimentos em educação, bem como relações institucionais e culturais com Torres e região

 

ENTREVISTA: Cristiano Nunes

Secretário de Educação do Passo de Torres

 

Rádio Passo de Torres / A FOLHA: Bom dia Secretário Cristiano! Bom dia professora Joelma! Bem vindos!. Sinto que uma coisa que tá andando é a educação em Passo de Torres. Parabéns! Vocês falaram aqui, recentemente,  que o déficit das creches já estaria sendo resolvido e eu estou sabendo que já está em fase final.  Quais as novidades que trazem hoje ?

Sec. Cristiano: É Paulo, como tu comentaste sobre inauguração das salas, estamos em fase final – de mobília, de acertar alguns detalhes, de contratar funcionários. Mas estaremos  inaugurando na volta das férias duas salas da creche. Como vai ter a parada das férias, para não atrapalhar a adaptação das crianças, pensamos em deixar 100% prontas para inauguração. Porém, como a creche faz uma adaptação de 15 a 20 dias nas crianças – isso iria atrapalhar muito o andamento da criança para se adaptar –  chegamos num consenso que seria melhor a gente organizar toda a escola até o recesso.  Quando voltarmos, dia 29 de julho, as turmas estarão recomeçando os trabalhos

 

Jornal A FOLHA/ Rádio Passo de Torres : E com isso supre a demanda?

Sec. Cristiano: Zeramos a nossa fila de espera da creche!

 

Jornal A FOLHA/ Rádio Passo de Torres : Garanto que já tem gente chegando de Torres para matricular as crianças aqui não tem?

Sec. Cristiano: Ah com certeza! A gente não pode questionar o pessoal que traz a documentação para matrícula, mas a gente sabe que muitos alunos que trazem a documentação como moradores do Passo, são, na verdade, de  Torres.

 

Jornal A FOLHA/ Rádio Passo de Torres : Isso até parece àquela coisa dos venezuelanos que estão atravessando e pressionando lá os hospitais, as escolas em Roraima… 

Sec. Cristiano: Verdade,  a gente vem também fazendo, um trabalho na nossa região da Amesc. A gente vem trabalhando desde que eu assumi a Secretaria, é uma bandeira minha também: unificar os 15 municípios da região da Amesc, do Vale do Araranguá, em educação e trabalhar todos de maneira uniforme. Esse colegiado não existia, a gente conseguiu criar o colegiado, formalizar oficialmente. Hoje eu faço parte da diretoria desse colegiado e um dos nossos objetivos é isso, é começar a unificar ações em educação na região da Amesc –  questão de currículo, questão de legislação, questão de normas em educação – , para que o aluno não seja completamente diferente um do outro na região. Muita mudança de pessoal que está morando em Santa Rosa, vai Gaivota, tá morando na Gaivota vem pro  Passo e daí, chega aqui, o currículo é diferente, a forma de ensinar é diferente, as regras, as normas de educação são diferentes,. Isso dificulta bastante, mas com trabalho  a gente está conseguindo formalizar o colegiado, normatizar algumas questões em educação da região da Amesc e eu acho que pelo fato de Passo de Torres estar muito próximo ao Rio Grande do Sul é importante também esse diálogo.

 

A FOLHA/ Rádio Passo de Torres : Ou seja, quando a gente pensa que resolveu um problema, parece outro pra resolver… Então não tem mais o problema de vagas na creche? Zerou?

Sec. Cristiano: Sim!  Eu sei que é complicada a agenda dos prefeitos, mas os Prefeitos de Torres e Passo de Torres, por exemplo,  têm que ter uma agenda para se encontrar e fazer ações em conjunto nos dois municípios, né?

 

A FOLHA/ Rádio Passo de Torres : Até porque o nosso prefeito tem muita vivência em Torres. Aliás, o passotorrense é isso, ele vive aqui em Passo de Torres, trabalha em Torres, ele vai à praia, vai ganhar muitas vezes a vida no veraneio, mas os torrenses, agora,  estão vindo morar no Passo de Torres, viramos um  bairro. Não era muito comum o torrense  vir aqui a não ser pra comprar um peixinho no fim de semana, mas não havia maior  aproximação. Eu acho que o nosso prefeito Jonas vai ter que tomar iniciativa, ele que tem maior vivência em Torres, participou muito da vida torrense, até da vida juvenil boêmia a grande parte da atuação dele foi em Torres.

Sec. Cristiano: Sim. Hoje o que a gente encontra são os Torrenses, que adquiriram  imóveis no Passo de Torres mudando, vindo  morar aqui, na sua vida funcional ainda lá, ele trabalha lá, tem todas as atividades lá em Torres mas, os filhos desses trabalhadores quem vai ter que cuidar somos nós, ele vai estar matriculado aqui, ele vai estar sendo assistido pelo município do Passo de Torres. Então eu acho que essa parceria esse diálogo é superimportante vai ter que acontecer.

 

A FOLHA/ Rádio Passo de Torres : E vai acontecer, certamente vai acontecer esse diálogo.

Sec. Cristiano: Paulo, dentro das inaugurações logo após as férias, a gente vai inaugurar mais duas salas na escola Rosa do Mar. Na escola de lá a gente já tem uma turma dentro da  biblioteca, que foi transformada em sala de aula para poder assistir os alunos.   Então… Adaptamos a biblioteca para poder assistir essas crianças, no aguardo dessa sala ficar pronta e assim, ficando prontas,  essas turmas vão para uma das salas e a outra será  para dar conta de toda a demanda que tá aparecendo no nosso município. Então a gente está fazendo essas ações e ao mesmo tempo muito preocupados com o nosso município que vem crescendo e crescendo muito e muito rápido então a gente tá fazendo essas ações aí. Vão dizer,  mas são só duas salas? Para um município com recurso próprio é difícil e complicado fazer, um município pequeno como nosso que não tem condições financeiras e não está usando nenhuma verba direta da educação, estamos usando  recurso próprio para construir essas salas, isso  dificulta.

 

A FOLHA/Rádio Passo de Torres : o Fundeb, ele opera para construção de salas, escola…?

Sec. Cristiano: Posso dar manutenção também, mas, hoje quanto ao  Fundeb –Fundo Federal para a Educação -, estamos usando  em torno de 70, 75% com folha de pagamento e o restante para manutenção. Há outras manutenções, por exemplo, transporte escolar, alimentação, fica com  Fundeb, na razão de  40%, pois 60% , no mínimo, é para a folha. Hoje à gente transporta 100% das crianças do Passo de Torres. Pela  legislação,  teríamos  que transportar crianças provenientes da área rural e que morasse a mais de 2 km de distância da escola, mas aqui dadas as característica da cidade, transportamos todos os alunos.

 

A FOLHA/ Rádio Passo de Torres : É tem essas coisas dos balneários, né?

Sec. Cristiano: Então isso faz com que a gente, receba um recurso e gaste 3 vezes mais, porque esse recurso que a gente recebe é somente para  cadastrados no censo escolar, com endereço de área rural , mas temos que levar daqui da cidade para balneários e vice-versa, o que não é propriamente área rural.  Hoje temos uma escola de pré-escolar 4 e 5 anos na Barra Velha, que atende todo o centro e a própria Barra Velha. Temos que levar as crianças até lá.  então qual é a nossa idéia? Nova escola: Estamos construindo uma escola nova, totalmente nova, ali no bairro Silveira, atrás do campo de futebol,  uma escola de 4 salas de aula, com refeitório, biblioteca e com toda a estrutura de uma escola., com essa nova escola os alunos do centro vão ficar no centro e a escola da Barra Velha vai atender praia e interior, hoje praia e interior estão indo para Rosa do Mar,  na escola Vila Nova.  Aliás, nós temos uma visão, eu e a Joelma, de que não é saudável para as crianças de pré-escolar estarem dentro de uma escola de ensino fundamental, que  não é adaptada para elas, não é pensada diretamente para elas, então já que a gente usa o transporte para levá-las do centro para Barra Velha, vamos inverter essa situação. Teremos uma escola totalmente para  educação infantil, adaptada, com cadeirinhas pequenas, brinquedos para eles, numa escola pensada para educação infantil, para eles vivenciarem, pelo menos essa etapa da educação infantil do pré-escolar, numa escola adaptada para pré-escolar.

 

A FOLHA/ Rádio Passo de Torres : Só lembrando você já falou mas, é bom relembrar, quantos estudantes há no sistema…?

Profª Joelma: Da última vez que nós viemos aqui até  hoje já aumentou!

Sec. Cristiano: Hoje a gente está em torno de 2000 alunos… O último relatório que eu tirei ali eram 2020 alunos.

 

A FOLHA/ Rádio Passo de Torres : 2020! não é fácil administrar essa meninada hein…?

Sec. Cristiano: Encerramos o ano passado só para ter uma ideia com 1850 alunos, por aí… Então aumentou  de quase 200 crianças.  Todo sistema de educação é público… E nós temos outro diferencial considerando outros municípios da região da Amesc, Passo de Torres municipalizou todo ensino fundamental, ou seja, o estado não tem mais nenhum aluno fundamental aqui no município, no estado só ficou com ensino médio

 

A FOLHA/Rádio Passo de Torres : Deveria ser o correto em todas as cidades. Deixar o ensino médio para o Estado, o fundamental para as prefeituras. Seria o ideal e oxalá o governo federal tomasse conta do ensino superior né?

Sec. Cristiano: É, conseguiria direcionar mais as verbas. Espero sim, que a gente tenha um retorno maior, um olhar melhor para educação do governo federal, esperamos que esse retorno aconteça e que se invista mais na base porque hoje eu preciso muito desse investimento na base. Eu acho que é ali que a gente vai formar realmente o cidadão, o aluno que tá no pré, no ensino fundamental. Então a gente tá pensando numa educação diferenciada para Passo de Torres. E esse fruto  que a gente está plantando agora, não vai ser colhido imediatamente, vai ser colhido lá na frente. Queremos estar formando um novo cidadão, novo aluno que vai se apresentar quando chegar no seu quinto, sétimo ano de ensino.

 

A FOLHA / Rádio Passo de Torres : E a professora Joelma o que que ela traz para nós hoje?

Profª Joelma: Então,no último sábado nós tivemos nosso primeiro sábado letivo. Delimitamos três sábados em parceria com as direções, para discussões com as escolas, pra  culminâncias de projetos que vínhamos desenvolvendo. No sábado nós tivemos a culminância do projeto Identidade em nas nossas escolas – sendo que participaram da mostra a EJA do Instituto Norbertina , a Manoel Rodrigues, a Vila Nova e o Centro Educação Infantil e Ignácia (que são os pré de 4 e 5 anos), com apresentação de todos os trabalhos construídos ao longo do projeto que iniciou junto com as aulas. O evento teve uma participação bem grande das famílias e o resultado muito rico – possibilitando conhecer realmente, através do projeto, as nossas comunidades escolares. Foi fantástico resultado do trabalho.

 

A FOLHA/ Rádio Passo de Torres : Muito interessante. Em que consiste esse resultado, foi uma exposição, são trabalhos escritos, performances?

Profª Joelma: Ao longo do trimestre, nós trabalhamos esse projeto nas escolas, com diferentes metodologias, nós tivemos professores que criaram pesquisas através de álbuns com as crianças menores, tivemos trabalhos de consciência facial e corporal aonde eles vivem, a família, que eles pertencem, a origem foi bem interessante a gente conseguiu conhecer todos da nossa comunidade, foi bem interessante.

 

A FOLHA/ Rádio Passo de Torres : Mais alguma coisa secretário Cristiano?

Sec. Cristiano: Acho que era isso. Dizer que estamos muito empenhados  à frente da Secretaria de Educação para fazer um ótimo trabalho, eu acho que Passo de Torres já é referência em educação infantil na região da Amesc. A nossa meta,  o nosso foco é ser referência em educação no  geral no fundamental também, a gente sabe que é um trabalho a longo prazo, mas estamos plantando, sei que na nossa gestão, não conseguiremos colher os frutos, mas tem que partir da gente plantar e fazer florescer a educação em Passo de Torres, para depois colher esses frutos e dar a esses alunos a condição  de ganhar o mundo!


Publicado em: Educação






Veja Também





Links Patrocinados