O prefeito de Torres, Carlos Souza participou na tarde desta quarta-feira (17 de fevereiro) do ato de Abertura Oficial do Ano Letivo e da Formação Docente e Fórum Acadêmico Municipal EAD 2021: Estratégias e Conectividade. Cerca de 500 servidores acompanharam o evento realizado de forma on line, através do Youtube. A maior preocupação dos professores no momento é o de estarem imunizados contra a Covid-19, e o maior desafio é o desempenho da educação em formato híbrido.
Prefeito, secretária municipal da Educação, Sílvia Teixeira Pereira, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Almonita Gedeon, e outros coordenadores da SME participaram da Sala de Reuniões da Secretaria. De uma maneira geral, as falas de Carlos Souza, secretária e presidente do Conselho apontaram a necessidade dos professores serem vacinados o mais rápido possível. Abordaram também sobre a dificuldade do ano passado com as aulas em formato remoto em Torres, e que para esse ano o desafio é o formato híbrido, mescla do remoto e presencial.
Inicialmente o prefeito agradeceu a contribuição de todos os educadores em 2020 que se reinventaram para atuar no modo remoto e também pelo desempenho em aproximar pais e escola. Disse que a forma híbrida é a única capaz de fazer o aluno voltar à sala de aula. Reconheceu o esforço de todos em seguirem os protocolos sanitários com a finalidade de proteger os alunos e disse assumir o compromisso de colocar como prioridade a vacinação dos professores no Plano de Vacinação, lembrando que o Plano é constantemente avaliado.
Inicio do ano letivo municipal será dia 1° de março
Foi para marcar o início do ano letivo municipal – que ocorre no próximo dia 1º de março de forma não presencial e, a partir de 8 de março, presencial, de forma escalonada – que a Prefeitura de Torres deu as boas-vindas aos educadores com a palestra “Professores & Família: contribuições da Psicologia para Educação”, com a psicóloga Cláudia Rocha, moradora de Torres. O tema aproxima família e escola. A palestra foi dirigida às equipes diretivas, pedagógicas e corpo docente das Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Cláudia tem sido demandada por pais e entidades em geral para dar sua opinião sobre o significado deste jogo e a influência que ele pode ter sobre a saúde emocional dos jovens e seus familiares. A iniciativa integra a Formação Docente e Fórum Acadêmico Municipal EAD 2021.