Educadores em Torres mostram-se preocupados com participação dos alunos em meio à pandemia

A Secretaria Municipal de Educação realizou, no período de 13 à 22 de julho, reuniões com os professores da rede municipal de Torres. Em pauta, a reorganização da Matriz de Referência para o Ensino Híbrido (atividades não presenciais e atividades presenciais)

3 de agosto de 2020

A Secretaria Municipal de Educação de Torres – através da Diretoria Pedagógica do Ensino Fundamental e Setor de Tecnologia – realizou no período de 13 à 22 de julho reuniões com os professores da rede municipal. Em pauta, a reorganização da Matriz de Referência para o Ensino Híbrido (atividades não presenciais e atividades presenciais) para o restante do ano letivo de 2020, em decorrência da pandemia COVID-19.

Os 170 professores e membros das equipes diretivas foram organizados por Componente Curricular (Anos Finais) e Ano de atuação (Anos Iniciais), totalizando 15 grupos distintos, distribuídos nos turnos manhã e tarde para as reuniões on-line, gerando uma carga horária total de 45h de reunião. “De acordo com a equipe técnica da mantenedora, foram avaliadas as atividades desenvolvidas até a presente data, um eventual retorno dos alunos e o andamento dos conteúdos. Este, segundo os profissionais, é o ponto preocupante para todos, pois muitos alunos não estão realizando as atividades”, indica a Secretaria de Educação.

São enviadas atividades escolares semanalmente para os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano), através de grupos de WhatsApp, por meio da Plataforma-ON, do Sistema Aprende Brasil, Grupo Positivo, que traz a versão digital do Livro Didático adotado pela rede de ensino, bem como vídeo-aulas, trilhas de atividades e atividades digitais complementares.

Aos alunos que não possuem internet ou recursos tecnológicos como celular ou computador, as escolas oferecem as atividades impressas, semanalmente, bem como o Livro Didático individual e consumível, que já se encontra com os alunos. “Ainda assim, muitas famílias não estão dando retorno destas atividades”.

A Secretaria Municipal de Educação reforça a necessidade dos alunos realizarem todas as atividades não presenciais, visto que estas já foram aprovadas pelo MEC (Ministério da Educação) e CNE e são a garantia para os alunos, da continuidade do ano letivo.

Nas reuniões, também foi apresentado aos professores a Plataforma Classroom, como uma possibilidade para realização de aulas on-line, viabilizando assim encontros virtuais com seus alunos.

 


Publicado em: Educação






Veja Também





Links Patrocinados