Com recursos de doações feitas para a Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), coordenada pelo guarani Hélio Fernandes, 41 famílias da aldeia guarani Nhu’u Porã em Torres receberam alimentos na última semana.
Gabriel Meirelles, do Centro Ecológico, colaborou na compra e no transporte dos produtos, inclusive de banana e mandioca doadas pelo Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida. “Chegar com as doações na aldeia e ver as crianças comemorarem e começarem a comer na hora, me diz muito sobre a importância disso tudo”.
Apesar do litoral norte do Rio Grande do Sul ter sido poupado do cenário mais crítico das enchentes de maio de 2024, o alto volume de chuvas também teve impacto sobre a saúde e sobrevivência da população indígena da região.
Para tentar amenizar a situação, o Centro Ecológico e a Associação de Estudos e Projetos com Povos Indígenas e Minoritários (Aepim) articularam uma logística de doações. “A articulação segue acontecendo e os itens são encaminhados de acordo com o levantamento das principais urgências das aldeias diretamente atendidas pelas Ongs”, ressalta a comunicação do Centro Ecológico.