ELEIÇÕES TORRES 2024: Candidato Delci Dimer responde questionário sobre planos para governo

Confira as respostas de questionário encaminhado ao candidato a prefeito de Torres Delci Dimer (PP), cabeça de chapa da coligação “Todos por Torres” (MDB – PDT – PT – PcdoB – PV – SD - Rede)

23 de setembro de 2024

Em meio a campanha eleitoral que vai se intensificando em Torres – com o dia 06 de outubro cada vez mais próximo – torna-se importante aos eleitores entenderem melhor as ideias e propostas de cada candidato à prefeitura. Neste contexto, o jornal A FOLHA Torres decidiu encaminhar -por e-mail – um questionário aos 3 concorrentes ao pleito para prefeito: Nasser Samhan (PP), Matheus Junges (União) e Delci Dimer (MDB). Foram questões (elaboradas por Fausto Jr.) que abrangem saúde, educação, cultura, turismo e outros assuntos cujo debate é pertinente em Torres.

As perguntas feitas foram as mesmas aos três candidatos (sendo que nenhum deles sabia como seus oponentes políticos haviam respondido).  Confira a seguir as respostas do candidato Delci Dimer (MDB)

 

DELCI DIMER (MDB)

“Todos por Torres” (MDB – PDT – PT – PcdoB – PV – SD – Rede) 

 

  1. Priorizar a infraestrutura do Turismo ou a infraestrutura dos bairros?

 Resposta – Vamos priorizar a infraestrutura dos bairros onde a demanda é enorme e emergencial, concomitantemente atendendo as demandas necessárias do Turismo à partir de 1º de janeiro de 2025, quando assumiremos na época de alta temporada.

 

  1. Público- alvo nos eventos será de perfil mais popular ou focado em classes mais elitizadas?

Resposta – Os eventos têm que ser para todos os perfis, não se pode deixar ninguém de fora. Para que isso ocorra, iremos contatar com artistas locais e nacionais, trazendo orquestras, peças de teatro, eventos com balonistas, com os clubes de moto e outros clubes. Teremos a iniciativa de fazer parceria com a UCS e a Ulbra, engajando as entidades para elaborarmos juntos, um calendário de eventos para todo o ano.

 

  1. Incentivar a cultura local ou incentivar arte, culinária, serviços e equipamentos ‘de fora (nomes consagrados e produtos industrializados).

Resposta – Incentivaremos a cultura local, nossos músicos, artistas, restaurantes, culinária local e serviços. Revitalizaremos o antigo prédio da Prefeitura e o adequaremos para que tenha as condições exigidas para o funcionamento do Museu de Torres; que possui tanta riqueza de material, e ali possa encontrar a valorização que merece. Além desse incentivo na cidade, também promoveremos a cultura do interior, que é tão rica e pouco divulgada.

 

  1. Incentivar ou restringir a venda de alimentos e mercadorias na beira da praia no veraneio?

Resposta  – Se a nossa população e turistas forem bem atendidos e os vendedores estiverem regulamentados e capacitados para prestar o serviço, incentivaremos. Caso contrário, onde ambulantes não sejam devidamente cadastrados, seus produtos não respeitem as normas de segurança e de Vigilância Sanitária, serão notificados para que façam a devida regulamentação e, caso isso não ocorra, serão impedidos de circular na beira da praia e na cidade.

 

5. Trazer mais eventos esportivos focados no mar para a cidade (como Surfe, por exemplo)?

Resposta  – Não só trazer competições de surf, como também de kitesurf, canoagem, jet-ski, natação, etc… Juntamente com as entidades representativas dos esportes de água, buscaremos parceria com empresas que fomentam estes esportes com o objetivo de organizar o calendário esportivo aquático de Torres e realizar campeonatos.

 

  1. Proibir propagandas de carros de som ou manter como está?

Resposta  – Se a regulamentação for obedecida quanto à quantidade de decibéis, não houver perturbação em áreas sensíveis como o hospital, postos de saúde e órgãos públicos, nem perturbação em horário de silêncio, pode ser mantido. Tudo será organizado para o bem comum.

 

  1. Terceirizar para hospital do Pronto Atendimento de Saúde (como já ocorreu anos atrás) ou manter estabelecimento de saúde com o serviço da prefeitura?

Resposta  – Vamos formalizar convênio com o Hospital, aumentando os repasses financeiros e garantindo melhor atendimento à população local, com realização de exames de imagem, atendimento pediátrico rápido, redução no tempo de espera, atendimento humanizado, entre outras melhorias.

 

  1. Buscar melhoria na logística para acessar serviços de especialidades em saúde noutras cidades, ou trazer especialidades e exames especiais diretamente para Torres?

Resposta  – Vamos implantar um Centro de Acolhimento as Pessoas com Deficiência, com atendimento multiprofissional, com especialidades e exames especiais. Reestruturar os postos de saúde já existentes e construir novos postos onde houver a necessidade; implementar o serviço de telemedicina; equipar as farmácias dos postos do município para que não faltem remédios para a população; reestruturar o CAPS; priorizar a contratação de Médicos de Família nas UBSs; ampliar a formação continuada dos Agentes de Saúde do Município e implementar políticas de valorização e reconhecimento dos profissionais de saúde.

 

  1. Aumentar o número físico nas escolas ou introduzir novos serviços e no sistema atual? Quantidade ou qualidade?

Resposta  – Vamos trabalhar nestes 2 quesitos tão necessários: quantidade e qualidade, construindo novas escolas de educação infantil e de ensino fundamental; ampliando as unidades existentes para garantir o atendimento integral da demanda; implementando o Projeto de férias de verão para crianças através de convênio; investindo em construções, reformas, revitalizações e modernização dos prédios escolares, garantindo um ambiente seguro, acolhedor e qualificado; investindo em reformas dos telhados, na rede elétrica, ginásios e revitalização das pracinhas; investindo na melhoria e aquisições de equipamentos e recursos pedagógicos e didáticos; implementando sistemas de climatização e acessibilidade em todas as unidades escolares; implementando, nas escolas de ensino fundamental, a oferta de vagas no Programa Escola em Tempo Integral; entre outros projetos.

 

  1. Buscar implantar serviços de turismo dentro das atividades do Parque Itapeva (PEVA) ou manter o lugar principalmente como espaço de preservação do ecossistema (como está)?

Resposta  – Em conjunto com as entidades ambientais, reorganizaremos o serviço dentro da Parque Estadual da Itapeva, PEVA, para que funcione como um centro de educação e conscientização ambiental, com trilhas guiadas, observação da fauna e flora nativas e preservação do berçário da vida silvestre que ali se encontra.

 

  1. Incentivar a prática profissional e amadora de esportes náuticos (como jet ski) com plano de uso do mar e do rio ou manter as proibições das práticas sem as adaptações das leis.

Resposta  – Juntamente com as entidades representativas dos esportes de água e seguindo o que diz a legislação, buscaremos parceria com empresas que fomentam estes esportes para organizar o calendário esportivo aquático de Torres, realizar campeonatos e adequar a prática profissional e amadora de esportes náuticos.

 

  1. Incentivar a implantação de hotéis e resorts com política de incentivos fiscais ou manter como está?

Resposta – Nossa rede hoteleira está muito bem representada e acreditamos que a política de incentivos

fiscais seja mais necessária para o desenvolvimento da cidade como um todo, independente do setor. Estaremos também de portas abertas para futuros investidores que queiram somar para o desenvolvimento do município.

 

  1. Fomento local para implantação de atividades de lazer noturno, oferecendo subsídios ou infraestrutura urbana para os empreendimentos, ou manter o sistema como o atual?

Resposta  – Tudo o que puder ser feito dentro da transparência e adequado as regras para que a nossa cidade cresça, será feito. Todos os investidores terão a possibilidade de apresentar seus planos de negócios de lazer (que contemplem todas as faixas etárias) para a devida análise e conclusão de viabilidade.

 

  1. Padronização das calçadas através de exigências aos donos para que as construam ou consertem segundo o padrão da lei, ou deixar a questão do calçamento mais livre (como está)?

Resposta  – Após a nossa posse, estudaremos minuciosamente a lei buscando encontrar alternativas que favoreçam o bem comum.

 

  1. Implantação do Estacionamento Rotativo ou reversão do sistema (que atualmente está em fase de definição na justiça)?

Resposta  – Essa é uma questão que demanda estudo da situação atual, da mobilidade urbana e do sistema que está na justiça. Quando assumirmos em 1º de janeiro de 2025, poderemos ter acesso aos dados, estudos, processos e tomar a decisão mais adequada, visando o bem comum.

 

  1. Aumento do percentual médio de aplicação de recursos orçamentários em alguma pasta específica? Se sim, retirada dos recursos de qual pasta do orçamento?

Resposta  – Todas as pastas são importantes e não gostaríamos de atender uma em detrimento de outra. Vamos criar uma Central de Projetos, que visa identificar as necessidades da população e transformá-las em projetos que serão enviados para o Governo do Estado e para o Governo Federal, para recebermos recursos necessários, sem prejudicar as pastas.

 

  1. Trocar contratos especiais (CLT) da Saúde por contratos de concursados ou manter (e talvez até aumentar) número de contratados temporários com as atuais possibilidades de renovação?

Resposta  – Todo servidor tem o seu valor e vamos trabalhar na atualização e capacitação dos mesmos. À medida que forem exercendo suas funções, iremos avaliando a necessidade de novas contratações.

 

  1. Implantar a Guarda Municipal ARMADA e com atividades de polícia ou manter a segurança pública como responsabilidade da BM e Polícia Civil?

Resposta  – Acreditamos que a Guarda Municipal é essencial nos parques, praças públicas e representa um reforço para a BM e a Polícia Civil. Deve fazer a ronda municipal e, constatando ato de infração, acionar a BM. Implantaremos o recurso de cercamento eletrônico da cidade e também a central

de vídeo monitoramento 24 horas.

 

  1. Transferir TODAS as atividades administrativas para Centro Administrativo da Prefeitura? Ou manter o prédio ocioso, mesmo tendo de alugar espaços para a administração ou, trocar de prédio.

Resposta  – Quando tomarmos posse em 1º de janeiro de 2025, poderemos iniciar um estudo detalhado das condições atuais em que o prédio da prefeitura se encontra. O ideal seria que todas as atividades administrativas se concentrassem ali, mas qualquer opinião antes deste estudo detalhado é mera especulação.

 


Publicado em: Política






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