ELEIÇÕES TORRES 2024: Candidato Matheus Junges responde questionário sobre planos para governo

Confira as respostas de questionário encaminhado ao candidato a prefeito de Torres Matheus Junges (União), cabeça de chapa da coligação ‘O Novo Pelo Povo’ (DC – PRTB – PSB – UNIÃO)

23 de setembro de 2024

Em meio a campanha eleitoral que vai se intensificando em Torres – com o dia 06 de outubro cada vez mais próximo – torna-se importante aos eleitores entenderem melhor as ideias e propostas de cada candidato à prefeitura. Neste contexto, o jornal A FOLHA Torres decidiu encaminhar -por e-mail – um questionário aos 3 concorrentes ao pleito para prefeito: Nasser Samhan (PP), Matheus Junges (União) e Delci Dimer (MDB). Foram questões (elaboradas por Fausto Jr.) que abrangem saúde, educação, cultura, turismo e outros assuntos cujo debate é pertinente em Torres.

As perguntas feitas foram as mesmas aos três candidatos (sendo que nenhum deles sabia como seus oponentes políticos haviam respondido).  Confira a seguir as respostas do candidato Matheus Junges (União):

 

MATHEUS JUNGES

Coligação ‘O Novo Pelo Povo’ (DC – PRTB – PSB – UNIÃO)

 

1 – Priorizar a infraestrutura do Turismo ou a infraestrutura dos bairros?

Resposta – Vamos fazer os dois:  Investir na infraestrutura turística, como a Rua Coberta, pórtico, nova Avenida Beira da Praia da Cal,  por exemplo, mas também vamos realizar 88km de pavimentação das estradas de poeira e nas ruas dos bairros, levar o asfalto até a Pirataba e a pavimentação da EStrada do Jacaré são casos do plano.

 

  1. Público- alvo nos eventos será de perfil mais popular ou focado em classes mais elitizadas?

Resposta – Em nosso governo, vamos realizar mais quatro eventos do porte do Balonismo durante o ano (nos meses de junho, julho, agosto e setembro). O público-alvo será todas as pessoas que quiserem participar, porque nosso foco é garantir qualidade de vida ao nosso povo.

 

  1. Incentivar a cultura local ou incentivar arte, culinária, serviços e equipamentos ‘de fora (nomes consagrados e produtos industrializados).

Resposta –Vamos valorizar a cultura local, com a criação de um centro cultural no prédio da antiga prefeitura, com, estrutura qualificada para a Feira da Agricultura Familiar, incentivo ao Turismo Rural, valorizando e levando desenvolvimento também às comunidades do interior. Nosso compromisso é garantir ao nosso povo o acesso às mais diversas manifestações artísticas e culturais.

 

  1. Incentivar ou restringir a venda de alimentos e mercadorias na beira da praia no veraneio?

Resposta –É nosso compromisso retomar o mesmo número de quiosques que tínhamos antes da licitação última à beira-mar e garantir que os empreendedores de Torres tenham direito de trabalhar de forma legal  no lugar. Vamos rever ( mudar) o processo de licitação e o modelo de sorteio para vagas de ambulantes. O maior direito social que existe é o TRABALHO.

 

5. Trazer mais eventos esportivos focados no mar para a cidade (como Surfe, por exemplo)?

Resposta –Vamos trabalhar junto ao ICMBIO para que o surf sustentável seja liberado na melhor onda do Brasil, na Ilha dos Lobos. Além disso, vamos atrair grandes eventos esportivos, pois nossa cidade está pronta para isso, o que falta é articulação e envolvimento dos gestores.

 

6 – Proibir propagandas de carros de som ou manter como está?

Resposta –O trabalho é o maior direito social do ser humano e este direito será assegurado em nosso governo. Todos que quiserem empreender, de forma legalizada, dentro da regulamentação, terão esse direito.

 

  1. Terceirizar para hospital do Pronto Atendimento de Saúde (como já ocorreu anos atrás) ou manter estabelecimento de saúde com o serviço da prefeitura?

Resposta –Vamos construir a UPA 24h, garantindo o atendimento de pediatria. É um projeto excelente, que tem auxílio do governo federal no custeio de construção e manutenção, e garante qualidade nos atendimentos de urgência e emergência em média complexidade.

 

  1. Buscar melhoria na logística para acessar serviços de especialidades em saúde noutras cidades, ou trazer especialidades e exames especiais diretamente para Torres?

Resposta –Vamos buscar a municipalização plena do sistema municipal de Saúde, garantindo mais recursos para ampliação de consultas e exames especializados. Também vamos lutar pela regionalização do hospital, elevando o nível de complexidade e garantindo a oferta do serviço de oncologia. Dessa forma, reduziremos os casos de deslocamento. Mas também vamos implantar o sistema de agendamento eletrônico de consultas, exames e transporte, humanizando e agilizando o serviço.

 

9 – Aumentar o número físico nas escolas ou introduzir novos serviços e no sistema atual? Quantidade ou qualidade?

Resposta – Educação não se trata de “ou isso ou aquilo”. Vamos construir novas escolas, como a EMEI nas Praias do Sul, e ampliar e qualificar estruturas e equipamentos das nossas escolas, em especial nas EMEIs Stan. Sadi Pipet, São Jorge (retornar para dentro do bairro em nova estrutura), Salina e EMEFs Alcino Pedro Rodrigues e Santa Rita. Também realizaremos o concurso público da educação, valorizando os profissionais e garantindo número adequado de profissionais para o atendimento da demanda.

 

  1. Buscar implantar serviços de turismo dentro das atividades do Parque Itapeva (PEVA) ou manter o lugar principalmente como espaço de preservação do ecossistema (como está)?

Resposta –Vamos abrir diálogo permanente com o PEVA e demais unidades de conservação, como APA LAGOA DA ITAPEVA E REVIS ILHA DOS LOBOS. Nosso objetivo será sempre oportunizar o uso sustentável desses espaços, com foco no turismo de contemplação, de pesquisa e esportivo. Este diálogo com as unidades de conservação e ONGs ambientais também será fundamental para implantarmos o Museu do Mar no antigo prédio do Colégio Cenecista, com o observatório da baleia franca.

 

  1. Incentivar a prática profissional e amadora de esportes náuticos (como jet ski) com plano de uso do mar e do rio ou manter as proibições das práticas sem as adaptações das leis.

Resposta – Todas as atividades que respeitam o meio ambiente e as pessoas terão nosso apoio.

 

12 – Incentivar a implantação de hotéis e resorts com política de incentivos fiscais ou manter como está?

Resposta –Já está previsto este incentivo aos novos empreendimentos turísticos na lei municipal 4832/2015, elaborada por Matheus em conjunto com o Fórum Empresarial. Nós vamos aplicar a lei na íntegra e divulgar ao máximo para que novos empreendimentos se instalem na nossa cidade, gerando emprego e renda o ano todo. Também vamos incentivar a formação de um corredor industrial e logístico às margens da BR 101, como já acontece em Santa Catarina.

 

13 – Fomento local para a implantação de atividades de lazer noturno, oferecendo subsídios ou infraestrutura urbana para os empreendimentos, ou manter o sistema como o atual?

Resposta –Em nosso governo será incentivada a vida noturna nas proximidades do Museu do Surf, na Av. Beira Mar, com a concessão de espaços para pub’s, casas noturnas e bares.

 

  1. Padronização das calçadas através de exigências aos donos para que as construam ou consertem segundo o padrão da lei, ou deixar a questão do calçamento mais livre (como está)?

Resposta –Está em nosso plano de governo a aplicação total do Plano de Mobilidade Humana e Sustentável e isso inclui a acessibilidade das calçadas de acordo com as normas técnicas. Há que se regulamentar para que haja tempo de atendimento da lei, sem causar prejuízos aos proprietários. Mas além das calçadas, vamos revisar o contrato de concessão atual com a Torrescar para que haja ampliação de horários e novas linhas, bem como construiremos um sistema de malha cicloviária interligando os bairros e o centro.

 

  1. Implantação do Estacionamento Rotativo ou reversão do sistema (que atualmente está em fase de definição na justiça)?

Resposta – Vamos abrir o diálogo com a sociedade, inclusive sobre a elaboração de convênios com as entidades empresariais para que haja espaços de uso diário para veículos de serviço.

 

16 – Aumento do percentual médio de aplicação de recursos orçamentários em alguma pasta específica? Se sim, retirada dos recursos de qual pasta do orçamento?

Resposta –Há que se desfazer de gastos desnecessários, como método Positivo na educação, por exemplo. Fazendo a boa gestão dos recursos públicos de cada pasta e buscando recursos federais e estaduais, é possível cumprir todas as metas do plano de governo.

 

  1. Trocar contratos especiais (CLT) da Saúde por contratos de concursados ou manter (e talvez até aumentar) número de contratados temporários com as atuais possibilidades de renovação?

Resposta – Acesso e qualidade da saúde será nossa prioridade. Vamos fortalecer e qualificar a atenção primária, isso demanda mais profissionais e garantia de material de trabalho. Hoje o município conta com um número ínfimo de agentes comunitários de saúde, profissionais fundamentais ao funcionamento correto da estratégia de saúde da família.

 

18 – Implantar a Guarda Municipal ARMADA e com atividades de polícia ou manter a segurança pública como responsabilidade da BM e Polícia Civil?

Resposta –Vamos criar a guarda municipal com a aplicação da Lei federal 13022. Segurança Pública também é pauta estratégica para o município e além de criar a guarda municipal, vamos implantar o cercamento eletrônico e criar a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito. Vamos trabalhar para que sejam construídas as novas sedes da Polícia Civil e Brigada Militar e pela abertura de postos de policiamento 24h na Vila São João e Praias do Sul.

 

  1. Transferir TODAS as atividades administrativas para Centro Administrativo da Prefeitura? Ou manter o prédio ocioso, mesmo tendo de alugar espaços para a administração ou, trocar de prédio.

Resposta –O prédio Beira Mar foi um bom negócio imobiliário para o município. Nestes anos todos, o espaço se valorizou. Contudo não é o mais apropriado para os serviços da prefeitura, é de difícil acesso da população e sem vagas de estacionamento suficientes até para os carros oficiais. Vamos abrir o diálogo com a sociedade sobre essa pauta, mas entendendo que temos prioridades muito mais urgentes, como a nova UPA 24H com pediatria e o Hospital Regional com Oncologia.


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados