No dia 21 de agosto, foi realizado o III Forum de Cultura do Município de Passo de Torres, como determina a legislação vigente. Estiveram presentes o Secretário da Educação e Cultura, Cristiano Nunes, que representou o Prefeito Jonas Souza, o Presidente da Câmara dos Vereadores, Altemir Catel, o Gestor de Cultura do Município, Jaime Batista, e o Presidente do Conselho de Político Cultural Ornélio Becker (que encerra seu mandato). O objetivo central deste III Forum foi apresentar relatório de atividades da atual gestão e eleger os novos membros do Conselho de Política Cultural, o qual tem forte poder consultivo e deliberativo sobre as ações da Prefeitura.
Feitos os relatórios das atividades culturais Passo, duas intervenções introdutórios: O poeta Joaquim Moncks fez uma rápida exposição sobre a histórica ocupação do litoral sul do Brasil, iniciada por lagunenses desde meados do século XVII e consolidada pela ação dos tropeiros que abririam o Caminho dos Conventos, um século depois, e que incorporariam o sul do Brasil, notadamente Rio Grande do Sul e Santa Catarina, de cuja Capitania pertencia o atual território gaúcho. Geraldo Medeiros, oceanólogo, criador do ECOMAR, museu do mar, no Passo, falou a seguir demonstrando as características geológicas e humanas do Vale do Mampituba, destacando a importância das 18 cidades no curso do Rio Mampituba, 10 em SC e 8 no RS, para o desenvolvimento regional.
Em prosseguimento aos trabalhos, o Gestor de Cultura do Município, Jaime Batista assumiu a presidência dos trabalhos eleitorais para a renovação dos membros do Conselho de Política Cultural explicando as funções do colegiado. Feita a apresentação dos candidatos, por categoria profissional segundo entidades associativas ou atividade profissional, foram eleitos os 10 novos membros efetivos e suplentes representantes da sociedade civil no referido Conselho, os quais elegerão, após a posse, os novos Presidente, Vice e Secretário respectivos. Completam o Conselho os representantes do poder público municipal, a saber, o Gestor de Cultural, o Secretário de Educação e Cultura e o Secretário de Turismo.
Representantes da Sociedade Civil no novo Conselho Cultural do Passo
Comunicação e Audio Visual – Paulo Timm e Manoel Escobar
Literatura – Joaquim Moncks e Geraldo Menezes
Música – Luir Fernando Leux e Lenin Venícios
Dança – Flavio Marinho e Ronia Benetuni
Artesanato – Alessandra Bueno e Ornelio Becker