Em Brasília, Prefeito Carlos prossegue com articulações pela instalação do Campus do IF Sul em Torres

Em agenda no Ministério da Educação, foi protocolado o ofício 647/2023 manifestando o interesse em receber o Instituto Federal IF Sul em Torres, indicando ainda a disponibilidade de local para a implantação do campus.

19 de dezembro de 2023

Conforme anunciado pela municipalidade na terça (19/12), o  prefeito de Torres, Carlos Souza encontrava-se em Brasília, para junto aos Ministérios e deputados federais solicitar recursos e liberação de repasses para o desenvolvimento de diversos segmentos do município. “Foram muitas audiências cumpridas em órgãos federais e vários contatos realizados com deputados gaúchos”.

Em destaque, esteve a agenda de Carlos no Ministério da Educação, onde foi protocolado o ofício 647/2023 manifestando o interesse em receber o Instituto Federal IF Sul em Torres, indicando ainda a disponibilidade de local para a implantação do campus. No Ministério da Educação, a reunião ocorreu com o diretor de Programas e secretário substituto, Alexandre Vidor e com o coordenador geral, Orlando Cunha.

O prefeito entregou o ofício do Município manifestando oficialmente o interesse em receber a implantação do Instituto Federal em Torres. Conforme Carlos Souza, esta é uma luta para toda a região, não apenas para Torres. “A abertura de um Campus do IFSul em Torres é de total interesse para o desenvolvimento educacional e econômico da região”, reforça Carlos.

O espaço destinado à possível instalação do Instituto Federal em Torres está em discussão. Uma das áreas cogitadas é onde se encontra o CTG Querência das Torres, situado próximo à Ulbra Torres. Outra opção em consideração é o prédio onde antes funcionava a Escola Santa Rita. No entanto, vale ressaltar que a ocupação desse último local está passando por processos jurídicos para definição.

 

Mobilização pelo Campus em Torres

Carlos afirmou que que a luta pela implantação de um campus IFSul na cidade foi retomada em 2019, junto com outros interessados (citando a vereadora Carla Daitx). Mais recentemente, o vereador Moises Trisch também é um dos que se mobilizaram em prol deste importante causa, dentre outras lideranças locais.

Antes disso, entre 2012 e 2013 já houve mobilização para trazer o Instituto Federal para Torres – sendo sugerido o espaço da Antiga Escola Cenecista/ Marcílio Dias (prédio hoje abandonado no Morro do Farol). Mas na ocasião as tratativas não avançaram.


Publicado em: Educação






Veja Também





Links Patrocinados