Em Brasília, reivindicada inclusão da Rota Turística Caminho dos Vales e das Águas à Rede Trilhas

Integram esta rota turística no Litoral Norte, os municípios de Torres, Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Três Cachoeiras e Três Forquilhas.

4 de maio de 2021

Em Brasília, durante reunião com André Pitaguari Germanos, Secretário Nacional do Ecoturismo, o prefeito de Torres, Carlos Souza, reivindicou a participação da Rota Turística Caminho dos Vales e das Águas à Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas).

Integram esta rota turística no Litoral Norte, os municípios de Torres, Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Três Cachoeiras e Três Forquilhas. Conforme o prefeito, esta é mais uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e cultural de nossa região, a partir do turismo.

Em setembro de 2020, o governo federal definiu os critérios para a adesão de novos trajetos nacionais e regionais à RedeTrilhas, que conecta pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro, estruturando e promovendo o ecoturismo no país.

As propostas de adesão devem ser apresentadas à Secretaria de Ecoturismo do Ministério por entidades e órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou entes privados. Nesta audiência acompanhavam o prefeito na capital federal, o secretário de Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges e o secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio.

 

Sobre a Rota Turística Caminho dos Vales e das Águas

A Rota Turística Caminho dos Vales e das Águas é formada por nove  municípios da região Litoral Norte e Pé da Serra Gaúcha: Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Torres, Três Cachoeiras e Três Forquilhas. A rota tem como objetivo o fomento da prática do turismo, como instrumento de desenvolvimento social, humano e econômico da região. Todas as belezas  naturais da região, associadas aos produtos dos empreendedores,  transformam a região em uma riqueza para o turismo religioso, rural,  ecológico, esportivo, cultural e histórico.

São diversos atrativos naturais, culturais e de entretenimento – que contam com  a organização dos empreendedores e administrações municipais para recepção ao turista. Há espaços diversos em locais aprazíveis ligados à produção – como fábricas de sucos de banana e açaí, casa do mel e do melado, casa de doces, produção artesanal de cachaça, entre outras. A natureza dos municípios integrantes da rota turística mostra  seu esplendor com cascatas e rios sinuosos, águas límpidas correndo sobre as pedras em meio à vegetação nativa da Mata Atlântica, ligadas à Lagoa Itapeva e ao mar.


Publicado em: Turismo






Veja Também





Links Patrocinados