Nesta terça-feira (dia 25 de maio), durante viagem à Brasília, o presidente da Câmara de Vereadores de Torres, Gibraltar Vidal, o Gimi (PP), acompanhado de seu companheiro da Casa Legislativa torrense, vereador Rafael Silveira (PSDB), esteve cumprindo agendas em vários gabinetes de políticos e ministérios. E conforme nota emitida por Gimi para a imprensa, uma visita feita junto ao deputado federal Jeronimo Goergen (PP) já garantiu uma emenda parlamentar de R$ 500 mil em recursos livres (a serem aplicados onde houver necessidade), com promessa de outra do mesmo valor (a ser emendada até o final do ano).
Com o Deputado Daniel Trzeciak foi confirmado o envio de emenda de R$ 400 mil para infraestrutura de maquinários para a Secretaria de Obras. Junto ao Senador Carlos Heinze foi acertado uma maquina pesada, a chegar no segundo semestre em Torres.
Convite para Bolsonaro voar de balão em Torres
A dupla de vereadores torrenses também aproveitou a visita à capital federal para convidar o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, para realizar um voo de balão em Torres. Eles encontraram-se pessoalmente com Bolsonaro (que não usava máscara), e formalizaram um Oficio – feito pela Federação Gaúcha de Balonismo (FGB) para o gabinete da presidência da república – documento este já encaminhado e assinado eletronicamente pela presidente da FGB, a torrense Laís Pinho.
Conforme a mesma nota emitida pelo vereador Gimi para a imprensa, a visita torrense ao Ministério do Turismo em Brasília foi para buscar a liberação do surf de ondas grandes com “Tow in” (reboque de jet sky), o que (conforme o vereador) fomentaria a implementação de mais uma oportunidade para o aproveitamento da vocação turística esportiva de Torres – aliada ao respeito e a preservação ambiental. Lembrando que a llha dos Lobos – famosa por ter uma das mais poderosas ondas do Brasil – é uma área protegida pelo ICMBio por ser refúgio de Lobos e Leões-marinhos, além de várias outras espécies de animais – e atualmente o surf não é permitido no local.
Já na Auditoria Geral da União, a dupla de vereadores torrenses tratou sobre a tramitação de um Projeto federal que pretende terminar com as chamadas Áreas de Marinha – que na situação atual prejudicam o turismo e o veranismo em Torres (e outras cidades litorâneas) por ocasionarem a bi-tributação de imóveis localizados próximo ao mar (os quais devem pagar tanto IPTU para a cidade quanto Taxa de Ocupação para o Patrimônio da União).