Em conferência, Idosos de Torres propõem políticas públicas organizadas

1ª Conferência Municipal do Idoso supera as expectativas e inaugura abordagens mais reais sobre a tendência do aumento desta população no contexto geral da coletividade

22 de março de 2019

Na quinta-feira, dia 20 de março, foi realizada em Torres a 1ª Conferência Municipal do Idoso. Idosos e pessoas ligadas a projetos da terceira idade lotaram o plenário da Casa da Terra. Participaram cerca de 200 idosos, além de autoridades e representantes de entidades ligadas ao tema – desde vereadores até representantes de ONG’s. O tema da conferencia era obviamente “conferir” a situação atual da relação pública local com o advento do agudo crescimento da população considerada “idosa” (mais de 60 anos), bem como o papel das políticas públicas federais estaduais e municipais no processo.  E com uma visão mais intimista, o encontro queria propiciar a reflexão e a discussão entre os presentes sobre os Desafios de Envelhecer no Século XXI.

Entre outros assuntos, o evento contou com a palestra da conselheira do Conselho Estadual Da Pessoa Idosa, Eleni Raquel da Silva Tsuruzono, que destacou a importância do empoderamento dos idosos, de atualizar-se em diferentes áreas, a necessidade dos cuidados com a saúde e principalmente de saber valorizar sua experiência de vida.A organização da Conferência foi do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Torres e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Impossibilitado de comparecer ao evento por encontrar-se em Brasília, o prefeito Carlos Souza gravou uma mensagem que foi divulgada no início da programação na parte da tarde.

 

Propostas de políticas específicas para Torres

FOTO: Ingrid Emmes é presidente do Conselho do Idoso de Torres e foi escolhida como uma das delegadas

 

Além de palestras e apresentações de situações que envolvem a terceira idade, a conferência trabalhou de forma objetiva. Quatro grupos foram reunidos para elaborarem propostas locais de ações para a melhoria do ambiente da realidade dos mais velhos que vivem (ou passeiam) em Torres. No final foram escolhidos os nomes dos delegados de Torres que representarão a cidade na Conferência Estadual da Pessoa Idosa, em maio – sendo que Ingrid Emmes, presidente do Conselho do Idoso de Torres, foi escolhida como uma das delegadas.

Os grupos foram divididos em quatro eixos temáticos. E as propostas finais de cada grupo ficaram assim relatadas:

 

Eixo 1: Cobertura de 100% ESF, inclusão do serviço de Geriatria no sistema de Saúde; criar programa habitacional e residencial para idosos; repúdio ao PEC da reforma da Previdência 06/2019 e Seguridade Social; e Centro de Convivência.

 

Eixo 2: Incluir no Ensino Fundamental conteúdos voltados ao Envelhecimento Humano.

 

Eixo 3: Incentivo a implantação de Instituição de longa permanência e Residenciais para idosos, seja na forma Pública ou na forma de Convênios com as Instituições Privadas.

 

Eixo 4: Criar Campanhas para divulgação sobre o direito dos idosos, obrigar os estabelecimentos que coloquem cartazes divulgando as leis sobre o atendimento preferencial e superprioritário através de Lei Municipal e propor Lei que torne obrigatório a colocação do preço dos produtos para melhor visualização pelas pessoas idosas.

 

 


Publicado em: Social






Veja Também





Links Patrocinados