A equipe de handebol feminino da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) classificou-se para os 44º Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) 2024. As meninas entraram em quadra já no último dia 27 de julho em Pelotas. Elas tinham na bagagem o título de campeãs dos JUGs 2022 e, de forma inédita, a equipe já estava classificada para a segunda fase da Liga Nacional de Handebol deste ano, que vai ocorrer nas cidades de São Paulo e Criciúma.
As competições dos JUGs ocorrem de 27 de julho a 10 de agosto também em Santa Maria e Porto Alegre, além de Pelotas. A organização é da Federação Universitária Gaúcha de Esportes (Fuge), com o apoio da Secretaria do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.
As partidas de handebol, que ocorreram em Pelotas, abriram a principal competição para atletas universitários do Estado. E a equipe da Ulbra – que é formada em parceria com a equipe torrense ATHB (Associação Torrense de Handebol) foi a grande campeã da modalidade feminina
Projeto em parceria
Ao final das disputas no handebol, a Ulbra foi consagrada campeã e levou o troféu para casa. O técnico da equipe, Luan Cardoso (da ATHB, de Torres), destacou a importância do treinamento de base para os resultados que a equipe da universidade vem alcançando dentro da competição, nesta e em edições passadas: “É um grupo super jovem, meninas que estão jogando Liga Nacional, estão jogando Campeonato Brasileiro e que vêm crescendo desde a base, através também do ProEsporte, que é o programa de incentivo do Estado”
Luan lembra que o projeto é uma parceria com a Ulbra e com a Associação Torrense de Handebol. Já o diretor da Ulbra Sport, Hans Kuchenbecker, destaca a importância do incentivo da Ulbra ao esporte com as bolsas-atleta.
*Com Assessoria de Comunicação Ulbra e UFPEL