Na tarde desta sexta-feira, 28 de junho, o governador Eduardo Leite anunciou o investimento de R$ 9 milhões para melhorias no Aeroporto Regional de Torres. A boa notícia foi comunicada durante a visita técnica realizada no Aeroporto de Torres no início da tarde com o propósito do local ser mais uma alternativa ao Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre. Disse que as aquisições serão realizadas num processo emergencial entre 45 e 60 dias, aproximadamente e que já que realizou uma série de reuniões nessa última quinta-feira, 27, em São Paulo, com diretores de companhias aéreas que operam no Rio Grande do Sul para buscar a possibilidade de operação no Aeroporto de Torres.
O governador foi recepcionado pelo prefeito Carlos Souza, acompanhado de muitas autoridades, políticos, prefeitos da região, vereadores, empresários e representantes de entidades. Para o prefeito, a visita do governador em Torres foi muito produtiva. Comentou que está muito otimista com o apoio do Governo do Estado. O governador chegou em Torres de avião, ao redor das 14h15min.
Conforme Leite, os recursos serão aplicados na infraestrutura do Aeroporto para buscar o interesse das companhias aéreas. Na visita técnica anunciou que os recursos serão aplicados na infraestrutura do Aeroporto para buscar o interesse das companhias. Em São Paulo conversou com representantes das empresas Azul, Latam e Gol para discutir alternativas que auxiliem na ampliação do número de voos no Rio Grande do Sul. “Melhorar a conexão aérea é fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado, especialmente nessa situação emergencial que a gente está vivenciando.”, destacou Leite.
Obras de melhoria já em andamento
Atualmente, estão em andamento obras de recuperação do telhado do terminal e do cercamento do aeroporto, com um custo de R$ 2 milhões. Deu autorização para a contratação emergencial do avançado sistema de iluminação PAPI, que assegura a aproximação precisa das aeronaves durante pousos e decolagens. Também será instalada uma nova estação meteorológica, totalizando um investimento de 1,5 milhão de reais. O governo ainda iniciou processos para a aquisição de mobiliário e outros equipamentos necessários, com um valor previsto de 400 mil reais. Além disso, estima-se que serão investidos cerca de 5 milhões de reais por ano para a operação do aeroporto, incluindo a contratação de um operador, serviços de bombeiros, e demais serviços aeródromos necessários para o pleno funcionamento do local.
Entre os presentes no Aeroporto estavam o Secretário de Logística e Transportes do RS, Juvir Costella, o Secretário Adjunto Rafael Ayub, da Inovação, Ciência e Tecnologia, o Secretário Adjunto Gabriel Fajardo, da Reconstituição Gaúcha, o representante da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Silveira, o presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte, prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos, vários secretários municipais, entre eles, o secretário de Turismo de Torres, Dérick Machado, o presidente da Câmara Municipal, Rafael Silveira, vereador Gibraltar Pedro Vidal, Luciano Raupp, Cláudio da Freitas, Dilson Boa Ventura, Igor Beretta e Carla Daitx, a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Patrícia Cândido de Souza, entre outros.