Em transmissão ao vivo, prefeito de Torres anuncia que está trabalhando para maior flexibilização do comércio

Ideia é mais autonomia local. O governo estadual daria somente as diretrizes e os decretos municipais dariam as regra das medidas de combate a covid-19

Prefeito Carlos Souza falou ao vivo pelas redes sociais
20 de julho de 2020

Na noite de segunda-feira, dia 20 de julho, o prefeito de Torres Carlos Souza mais uma vez realizou um pronunciamento ao vivo pelas redes sociais. Desta vez ele falou sobre o mesmo assunto da semana passada: a questão da necessidade de flexibilizar os comércios locais, mas com proposta já em andamento encaminhada pela prefeitura de Torres.

O prefeito Carlos lembrou como já havia dito na semana passada, que está sendo realizada a compra de mais UTIs, numa parceria entre os municípios da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte). Mas também adiantou que outras medidas já estão sendo tomadas em nível regional, como, por exemplo, a proposta de revisão das bandeiras da região. Estas que seriam então baseadas na população real do litoral, que tem mais de 700 mil pessoas, o dobro do que está sendo levando em conta como dado estatístico.  Carlos Souza também trabalha para que haja mudanças nos critérios da bandeira vermelha, para que estas incluam a abertura do comércio como parte das medidas de proteção de contágio locais. Para o prefeito, o setor comercial está sendo prejudicado na divisão de contingenciamentos.

Na mesma transmissão ao vivo o prefeito de Torres lembrou (já havia dito na semana passada), que está sendo articulado junto ao Presidente da Assembléia Legislativa do RS, deputado Ernani Polo (que é do Progressistas – o mesmo partido de Carlos Souza) para trabalhar em uma ação articulada também no poder legislativo estadual no mesmo sentido: o de dar mais flexibilidade aos comércios nas medidas de contenção contra a Covid-19 dentro de todo o Rio Grande do Sul. E neste mote de pedidos, vários prefeitos de todo o estado também estão trabalhando para que haja mais autonomia por parte das prefeituras locais para com a operacionalização das medidas práticas da aplicação das bandeiras definidas pelo governo do RS. Carlos listou vários prefeitos gaúchos que estão incluídos no processo de articulação para esta mudança de critérios no contingenciamento.

Sobre uso de medicamentos de forma profilática, item que, conforme o prefeito, tem sido muito questionado e solicitado por pessoas em geral, Carlos Souza disse que a Secretaria Estadual de Saúde através de decreto assinado pelo governador do Estado proíbe que as prefeituras receitem medicamentos para a população: “Elas só podem ser feitas por médicos”, explica .

 

Preocupação com o sistema de emprego e renda

 

A chamada “Live” feita pelo prefeito de Torres encerra com a repetição de sua preocupação no sentido de procurar mitigar os problemas que os empresários e os empregados do sistema produtivo estão tendo ou estão prestes a ter, podendo aumentar a perda de emprego e fonte de renda em toda a cidade, principalmente no comércio. Mas o prefeito também agradeceu os profissionais da Saúde pelo trabalho local no combate à proliferação do Coronavírus e nos cuidados e no tratamento com pessoas que testam positivo no Covid-19.

No final o prefeito afirmou que irá sugerir para o governo do RS para que os decretos do governo estadual sejam mais no sentido de propor e aconselhar os municípios, para que estes (prefeituras das cidades) tomem as decisões locais conforme suas peculiaridades e números sobre a Civid-19 apurados localmente.

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados