Com o objetivo de “melhor atender as expectativas dos visitantes e por meio desta iniciativa obter melhorias em geral à população torrense”, a Prefeitura de Torres contratou empresa especializada para prestação de serviços técnicos visando a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo. Serão ações voltadas ao desenvolvimento da cidade com vocação turística devendo beneficiar a todos. O trabalho resulta da parceria da Prefeitura com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) que fornecerá recursos para a concretização do Plano. O contrato foi assinado pelo prefeito Carlos Souza nesta última sexta-feira, 16 de agosto.
O Plano será elaborado e organizado com ações a serem realizadas em diferentes áreas. Todas as etapas do trabalho serão acompanhadas pelos técnicos da Prefeitura e integrantes do Comtur. As entidades e secretarias participantes terão ações a serem desenvolvidas a partir da entrega desse plano, sempre com foco na melhoria da região. A intenção é dar uma guinada no desenvolvimento do turismo local.
Foi contrata a Empresa Vanin e Ferreti Consultoria Turismo e Cultura Ltda, estabelecida na cidade de Cambará do Sul/RS. O primeiro produto a ser apresentado pela empresa será o diagnóstico, onde deverá ser analisada a situação atual do município, através das informações coletadas sobre a oferta, a demanda, os projetos existentes, mão de obra, legislação pertinente e envolvimento da comunidade. Será elaborada uma matriz com os pontos fortes e fracos, em parceria com entidades e setores ligados ao turismo. O trabalho tem previsão de ser concluído em 180 dias.
Plano é necessário para participação de programa turístico federal
O Plano Municipal é fundamental para o desenvolvimento do turismo no município, pois norteará as ações de forma integrada de todos os setores envolvidos, público e privado, que trabalham na área.
A elaboração do plano também é um dos critérios para participar do Prodetur + Turismo (Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo), programa promovido pelo Ministério do Turismo que vai disponibilizar recursos para financiamentos (inclusive para aporte de recursos e ações de infraestrutura), promoção e qualificação do turismo. Com esta iniciativa será efetivado o desenvolvimento da sociedade torrense, pois todos se beneficiam das atividades relacionadas ao turismo.