ENCHENTES: Mais de R$ 72 milhões já foram arrecadados pela chave PIX divulgada pelo governo do RS

Eduardo Leite esclareceu dúvidas de Pix de doações divulgada pelo Governo do RS, que pertence a uma entidade privada que é vinculada a Associação dos Bancos do Estado,: 'não é para o governo'. Reunião nesta quinta (09) deve definir calendário e critérios de distribuição do dinheiro recebido às pessoas atingidas

9 de maio de 2024

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirma que o dinheiro arrecadado por meio da chave Pix divulgada pelo governo gaúcho (SOS Enchentes) pertence a uma entidade privada que é vinculada a Associação dos Bancos do Estado – sendo que diversas entidades públicas e privadas são integrantes do comitê gestor dos recursos da SOS Enchentes

“O Pix não é para o governo, é para uma conta de uma entidade privada que é da Associação dos Bancos do Rio Grande do Sul, que são bancos públicos na verdade. Então, é uma entidade privada, não é dinheiro para o governo fazer nenhuma das ações que anunciamos (reconstrução do Estado). Os recursos do Pix, com a participação de entidades sociais, são para as pessoas atingidas pelas chuvas”, disse Leite.

O esclarecimento foi feito na terça-feira (07), durante coletiva de imprensa. “Um decreto define um comitê gestor onde estão várias entidades, associações de municípios, entidades privadas, empresariais, entidades sociais e assistenciais, que definem a forma de aplicação desses recursos. Eles serão priorizados para reerguer a vida das pessoas, pois todas as assistências agora estão sendo atendidas”, acrescentou o governador.

Anteriormente, Leite já havia alertado para golpes do Pix em doações ao Estado, que enfrenta seu pior desastre climático da história. Por meio das redes sociais, ele lamentou que, em meio aos atos de solidariedade às vítimas, criminosos estejam se aproveitando da situação para aplicar golpes.

 

Doações em dinheiro via Pix

O governo gaúcho reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul no dia 02 de maio. Foi restabelecida a chave Pix do CNPJ 92.958.800/0001-38, a mesma utilizada no ano passado, vinculada à conta bancária aberta pelo Banrisul. “Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário a vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura dos municípios”, afirma o governo.

Mais de R$ 72 milhões já foram arrecadados por esta chave PIX até a noite de quarta-feira (08). E nesta quinta-feira (09) uma nova reunião deve ser feita com o Conselho Gestor do SOS Enchentes para definir calendário e critérios de distribuição do dinheiro recebido às pessoas atingidas.

Segundo o Estado gaúcho, com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança aos doadores e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.

 

SOS ENCHENTES

– Pix: CNPJ: 92.958.800/0001-38 – Banco do Estado do Rio Grande do Sul ou Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul.

Atenção: quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul, conforme orienta o governo.

 

Confira a lista dos integrantes do comitê gestor dos recursos da SOS Enchentes

 

Setor público = Gabinete do Governador; Gabinete do Vice-Governador; Procuradoria-Geral do Estado; Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Casa Militar; Secretaria de Logística e Transportes; Secretaria do Desenvolvimento Social; Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária

 

Setor privado = Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul; Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs); Central Única das Favelas (Cufa); Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL-RS); Federação das Indústrias do Estado (Fiergs); Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado  (Fecomércio); Fundação Marcopolo; Instituto Elisabetha Randon; Lions Club Rotary Club Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS)


Publicado em: Social






Veja Também





Links Patrocinados