Os municípios que realizaram a adesão à Rede Bem Cuidar (RBC) – um programa do Governo gaúcho – indicaram uma Equipe de Saúde da Família (ESF) para integrar a RBC. E no município de Torres a equipe indicada foi a do ESF São Francisco, grupo que participa do projeto até hoje.
A cada ciclo, a equipe cadastrada precisa desenvolver algumas ações organizadas a partir dos eixos estratégicos transversais, que visam a qualificação dos processos de trabalho e de assistência em saúde ofertada à população. Essas ações são monitoradas a cada seis meses pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Além do monitoramento das ações do ciclo em desenvolvimento, a SES também arbitra o atendimento aos critérios de adesão.
Em junho de 2024 a equipe de Torres visualizou, no sistema de monitoramento parcial do Governo do RS (sistema com problemas desde a enchente – por isso “parcial”), que já havia atingido todas as metas do ano. E no início deste agosto, a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde confirmou que a equipe realmente atingiu todas as metas de 2024, e está apta a receber a certificação em 2025.
Comemorações aos feitos em nome da cidade
Na tarde de sexta-feira (23 de agosto), a secretaria municipal de saúde de Torres, Suzana Machado -acompanhada do diretor médico Leandro Gomes, da diretora da Atenção Básica Josiane de Matos e da coordenadora da Atenção Básica Graziela Souza – reuniu-se com a equipe da ESF São Francisco, para agradecer pelo empenho dos profissionais envolvidos no sucesso do projeto RBC naquela unidade de saúde. “Reconhecemos o envolvimento da equipe na busca constante pela melhora do serviço tanto para a população quanto para a equipe; e também para incentivar a equipe a manter o padrão de atendimento, independente das metas, pois a proposta da RBC é realmente buscar a melhoria das práticas de saúde e cuidado, visando a melhoria da qualidade de vida da população”.
Programa iniciou em 2021
A Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS), desde agosto de 2021, integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS). O principal objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de APS oferecidos à população gaúcha.