Na madrugada de sábado, dia 9 a equipe do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros (SCAB) de Arroio do Sal partiu em direção ao Município de Encantado. Estavam envolvidos na operação 26 voluntários, que foram divididos em três veículos: uma viatura do SCAB, um caminhão emprestado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, e um micro cedido pela Secretaria da Educação.
Ao chegar no Vale do Taquari, os voluntários do SCAB de Arroio do Sal entraram em contato com a comandante do Pelotão de Encantado e responsável pelas operações, a Capitã Katia. Posteriormente, ela os deu a missão de ir até a cidade de Muçum para ajudar a população. Ao chegar na cidade, a equipe foi dividida: alguns membros foram ajudar a limpar casas e outros a limpar colégios. Após isso, os Bombeiros ajudaram a distribuir alimentos e medicamentos para a população.
No domingo, dia 10, as equipes do SCAB de Arroio do Sal ainda ajudaram em algumas solicitações de buscas por pessoas desaparecidas. À noite, após a conclusão das operações, a equipe de Bombeiros Voluntários retornou para Arroio do Sal.
Quatro caminhões com doações já saíram de Arroio do Sal
Além disso, desde quarta-feira (06/09), a Sociedade dos Amigos de Arroio do Sal (SAAS) está de portas abertas para receber doações para ajudar as famílias do Vale do Taquari a se reerguerem. “Estou muito feliz em ver esses quatro caminhões carregados com o compromisso dos moradores de Arroio do Sal”, se emociona o prefeito Affonso Flávio Angst que ainda agradece: “simplesmente quero agradecer toda a população que trouxe muitos donativos, sofás, camas e móveis.”
O primeiro mutirão para o recebimento das doações encerrou domingo (10) e teve foco na alimentação, materiais de limpeza e higiene, roupas de cama e agasalhos. Foram quatro caminhões saindo de Arroio do Sal. Agora, o foco é outro: móveis, utensílios de cozinha e eletrodomésticos. Quem quiser colaborar, a SAAS segue de portas abertas até sexta-feira, dia 15, entre os horários: 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Quem não tiver como levar sua doação, pode entrar em contato com um dos responsáveis pela ação solidária, o representante da Liga Nacional de Defesa (LDN), Adriano Staruck, por meio do telefone e whats: 51 99869-0206.
A mobilização na SAAS conta com o voluntariado da comunidade e engajamento da Liga Nacional de Defesa (LDN), Associação de Bombeiros Voluntários de Arroio do Sal, Clube de Mães, entidades locais, Secretaria da Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social e Secretaria de Obras e Transportes. Quem quiser ajudar com mão de obra, basta chegar na SAAS e se voluntariar.