A Escola de Educação Básica São Domingos, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, em Torres, se despede da Apóstola do Sagrado Coração de Jesus, Irmã Zelma Cecília Guarda, que foi transferida para a Unidade Educacional Colégio Imaculada Conceição, também pertencente ao SAGRADO – Rede de Educação, em Curitiba (PR). Irmã Zelma, que ocupava a função de diretora administrativa, deixou Torres na sexta-feira (23). A Unidade Educacional passa a contar com a Irmã Rosania Cole como diretora administrativa a partir de 2026.
A transferência faz parte da dinâmica própria da vida religiosa e da organização da Rede, que realiza periodicamente o remanejamento de irmãs conforme as necessidades institucionais. Irmã Zelma esteve na Escola São Domingos pela segunda vez, tendo chegado em 19 de janeiro de 2023. “Eu cheguei em 2023, no dia 19 de janeiro, em pleno verão. As nossas transferências são assim, a gente chega e já começa a missão”, recorda.
Com formação técnica e superior em Ciências Contábeis, a religiosa construiu uma trajetória marcada pela atuação administrativa, especialmente nas áreas de tesouraria, finanças e Recursos Humanos. “Praticamente toda a minha vida foi essa. Sempre trabalhei na parte administrativa, porque tenho curso de Ciências Contábeis. Fiz técnico em contabilidade e depois a graduação”, explica.
O diretor pedagógico, Ricardo Rocha, afirma que conviver com a Irmã Zelma foi uma graça.
“Sua presença sempre irradiou fé, simplicidade e dedicação. Ela não apenas cumpriu sua missão vocacional por aqui, mas deixou marcas de carinho e esperança em cada gesto. Ao vê-la partir para uma nova cidade, uma nova missão, sentimos saudade, mas também alegria, pois sabemos que sua luz continuará a iluminar outras comunidades. Falar dela é falar de entrega, de amor e de um testemunho vivo do Evangelho”, afirma o diretor pedagógico.
CONTRIBUIÇÃO
Ao longo de mais de cinco décadas de vida religiosa, irmã Zelma passou por praticamente todas as unidades educacionais da congregação. “Das treze escolas, só não passei por três. Em todas as outras, de alguma forma, estive presente”, afirma. Sua atuação também se destacou pelo acompanhamento de obras, reformas e ampliações. “Sempre acompanhei reformas, construções. Não é fácil, exige muito cuidado e atenção, porque o trabalho precisa ser correto, claro e honesto”, enfatiza.
Na Unidade Educacional de Torres, irmã Zelma acompanhou importantes melhorias estruturais. “Quando cheguei, estava sendo reformado o Auditório e parte da Biblioteca Escolar, que acabou sendo reorganizada para dar lugar a novas Salas de Aula. No ano seguinte, acompanhei outra obra importante, onde hoje está a Biblioteca. Sempre aparece uma reforma”, relata, com serenidade e firmeza.
VOCAÇÃO PARA SERVIR
Além da dimensão administrativa, a religiosa destaca que a missão vai muito além da gestão. “Além de tudo isso, vivemos a vida religiosa. É a minha missão como consagrada. Procuro ter minhas horas de oração, comunitária e individual, participar das missas e dos sacramentos. E também atender as pessoas com bastante carinho, porque muitas chegam fragilizadas, com problemas de saúde, financeiros ou familiares”, ressalta. Para ela, a escola também é “um espaço de sensibilidade, de acolhimento às famílias”.
Natural de Veranópolis, irmã Zelma passou a infância em Nova Araçá, onde começou a desenvolver, ainda cedo, sua afinidade com números e organização, ajudando o pai no comércio da família. O chamado à vida religiosa surgiu ainda na infância, quando tinha pouco mais de 11 anos. “As irmãs foram até a minha casa e perguntaram se eu queria ser irmã. Eu disse que sim. E fui. Já faz 50 anos”, relembra.
Mesmo reconhecendo que as constantes mudanças exigem desapego, ela afirma viver cada transferência como aprendizado. “A gente sabe que não tem lugar fixo. Cada lugar é uma realidade diferente e a gente sempre aprende: com as pessoas, com quem trabalha, com as irmãs. É uma mudança para quem chega e para quem vai, mas a gente aceita fazendo a vontade de Deus e dos superiores”, reflete.
Ao seguir agora para Curitiba, onde atuará no Colégio Imaculada Conceição, irmã Zelma leva consigo uma história marcada por competência, dedicação, fé e compromisso com a missão educativa do SAGRADO – Rede de Educação. A comunidade educativa da Escola São Domingos manifesta reconhecimento e gratidão por sua contribuição, desejando que a nova etapa seja fecunda e repleta de bênçãos.








