Alunos e profissionais de educação das escolas da rede municipal de ensino receberam exemplares do livro “Bailarinas Também Choram”, que tem por objetivo ajudar a identificar situações de abuso sexual contra menores, além das formas de combater e denunciar.
Uma entrega simbólica foi feita no dia 25 de novembro na Escola Municipal Santa Rita pela deputada estadual Franciane Bayer (PSB); pelos vereadores Claudio Freitas (PSB) e Carla Daitx (Progressistas); pela secretária de Educação, Silvia Teixeira, pela diretora da Secretaria de Assistência Social, Suzana Machado, representando o prefeito Carlos Souza, além de representantes de outras instituições de ensino. As autoridades foram recebidas pela diretora, Roberta Freitas, além de professores, alunos e funcionários da escola.
“A cartilha é um exemplo de que é possível conscientizar de forma sensível e responsável. Estamos tratando de um crime covarde, que requer a atenção do poder público e sociedade, pois os danos desse tipo de abuso são sempre graves, e por vezes irreversíveis”, alertou Carla. As tratativas para a distribuição da cartilha foram iniciadas durante audiência da vereadora com a deputada Franciane em junho deste ano, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A vereadora torrense é autora da lei municipal que institui a Semana de Conscientização Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Combate aos Crimes de Internet.
Sobre o livro
De autoria de Thanise Stein Narciso e Jessica Batista Minho, com ilustrações de Leonardo Freitas, o livro “Bailarinas também Choram” conta a história de Karina, que começou a ficar triste, a não querer brincar e a ir mal na escola.
Com linguagem acessível, a obra em formato de cartilha pretende informar sobre as diversas situações de abuso, esclarecendo sobre a importância da denúncia, além de divulgar o Disque 100.
*Com informações de Gabinete – Ver. Carla Daitx (FOTO Matheus Pereira)