Escolas de Três Cachoeiras e Torres ganham impressora 3D para programa de Robótica Espacial

No início desta semana os prefeitos de Torres ( Carlos Souza) e de Três Cachoeiras (Flávio Lipert), participaram de um encontro em Gramado (na serra gaúcha) com a presença do Ministro da Educação, Milton Ribeiro. No evento, foram recebidas as impressora 3D do projeto 'Robótica nas Escolas'

8 de outubro de 2021

No início desta semana os prefeitos de Torres ( Carlos Souza) e de Três Cachoeiras (Flávio Lipert), participaram de um encontro em Gramado (na serra gaúcha) com a presença do Ministro da Educação, Milton Ribeiro. Entre troca de ideias e experiências um dos pilares do evento foi de oportunizar que as prefeituras aprimorem a gestão educacional em suas regiões no encontro denominado “Melhorias na Educação: atendimento aos prefeitos do Rio Grande do Sul”.

Durante o evento – promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) –  os gestores puderam esclarecer dúvidas sobre programas, políticas públicas e prestação de contas dos municípios na área da educação em atendimentos individualizados.

O prefeito de Torres, Carlos Souza esteve acompanhado da primeira-dama, Susi Souza e das secretárias da Educação, Silvia Maria Teixeira Pereira e da Fazenda, Hélvia Sanae Mano.

 

Impressoras 3D para escolas – Projeto Robótica Espacial

 

As cidades de Torres e de Três Cachoeiras foram agraciada com uma impressora 3D do projeto ‘Robótica nas Escolas’. Apenas 250 cidades foram contempladas no país, sendo que Torres e Três Cachoeiras entre estas .A impressora recebida pelo prefeito e pela secretária da Pasta da Educação de Torres, irá para uso dos alunos da EMF Alcino Pedro Rodrigues, participantes do Projeto Robótica Espacial. Já a impressora 3D recebida por Três Cachoeiras será destinada aos alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental José Felipe Schaeffer, participante do programa.

O projeto de Robótica Espacial é uma iniciativa pedagógica da Universidade de Brasília (UnB) e do FNDE, com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira (AEB), com o objetivo de possibilitar o fácil acesso ao ensino de robótica, através de uma plataforma digital intuitiva e dinâmica.O programa é todo digital, elaborado dentro do conceito de humanização dos espaços virtuais de aprendizagem e, para ensinar, utiliza a afinidade que as crianças e os jovens têm com os dispositivos eletrônicos. A estrutura é a de um game, que motiva e gera engajamento, por meio de desafios e pontuações.

Um jogo educativo, com atividades práticas sobre cada tema abordado. A plataforma pedagógica usa simuladores muito realistas, para que a experiência no digital seja muito semelhante a do mundo real. Vale lembrar que cursos complexos, como os de preparação para pilotos de avião, também, são dados dessa forma, com o uso de simuladores.


Publicado em: Educação






Veja Também





Links Patrocinados