O romance Uma fresta no sótão (Libretos, 248 páginas), de Lisana Bertussi, nos leva a um lugar interior. A narrativa costura as vidas de três personagens através de um século, onde a palavra Literatura cumpre a função de pontos em cruz. “A filha, Elisa; a mãe, Tereza e a avó, Natalina, apresentam suas verdadeiras personalidades, como se nas palavras pudéssemos encontrar um significado para as ligações afetivas. A troca de experiências femininas carrega tanto a força da tradição quanto a liberdade da mudança. O cenário traz costumes da cultura da imigração italiana e apresenta pontes para a modernidade”, ressalta a Libreto, editora responsável pela obra.
O lançamento de Uma fresta no sótão acontece no dia 12 de fevereiro (terça-feira), com um bate-papo na SAPT (Rua Kalil Sehbe), em Torres, dentro da programação Mais Verão da SAPT (Sociedade Amigos da Praia de Torres). A partir das 20h, a autora Lisana Bertussi conversa com os leitores sobre o prazer da escritura, da leitura e da literatura na releitura do mundo. Logo após, acontece a sessão de autógrafos. A programação é aberta para sócios e não sócios, e será seguida de jantar (opcional, no valor de R$35,00 por pessoa).
Lisana Bertussi foi durante muitos anos professora de literatura, pesquisadora da produção sul-rio-grandense, brasileira, latino-americana, popular e oral. Atuou ainda na foi professora da UCS, UFSM e FAPA. Em seu livro Uma fresta no sótão sugere uma forma de se gratificar com a vida, pois que “a vida gasta, mas basta” (epígrafe em verso de José Pozenatto). Já publicou 12 livros, diversos contos e poemas – e foi patrona da 32ª Feira do Livro de Caxias do Sul/RS em 2016.
A obra pode ser adquirida no local, a R$40,00. Também está disponível na loja virtual da Libretos (www.libretos.com.br).