Está chegando a 20ª Feira do Livro de Torres

A Feira vai ocorrer entre o dia 18 e 21 de outubro, com várias atividades específicas para a comunidade escolar de Torres.

17 de outubro de 2022

Com o propósito de incentivar a leitura nos alunos da rede municipal, a 20ª Feira do Livro de Torres 2022 vem com novo formato. Com o tema “Incentivando a Leitura no Universo Escolar”, a Secretaria de Educação de Torres trará ao alcance de todos os estudantes também o universo dos livros, que é infinito e enriquecedor. A Feira vai ocorrer entre o dia 18 e 21 de outubro, em estrutura montada no Parque do Balonismo. E terá atividades específicas para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Torres.

Neste período, os educandos estarão vivenciando o Projeto Autor Presente, que caracteriza-se por promover a leitura de títulos sugeridos e selecionados pelos profissionais de educação da rede, cujos livros já foram adquiridos pela SME e distribuídos a todas as escolas municipais. Coordenados pelas professoras regentes, os alunos fazem a leitura prévia da obra dos escritores convidados e são desenvolvidas atividades que estimulam a imaginação, a criatividade, o aumento do repertório de leituras e a promoção da cidadania.

Conforme o secretário de Educação, Alexandre Porcatt, o evento culminante do Projeto acontece nos dias da Feira do Livro de Torres, através do encontro dos autores com os leitores de suas obras. Todo evento foi pensado e estruturado em caráter educacional para interesse e valorização do aluno. Um minucioso cronograma foi montado para o programa “Autor Presente” com a finalidade de atender toda a rede. Estarão participando os autores Guga Cidral com a obra “Nino e Nina”, Rosane Castro com “Umas Formigas”, “O Voo de Lisbela” e “Batidas de Okán” e ainda o autor Caio Ritter ,com “Bia e Nando” e Vicente em Palavras”.

 

Abertura com finalista do ‘The Voice Kids’

 

Entre as ações da programação está a abertura oficial do evento, que ocorrerá no dia 18 de outubro, próxima terça-feira, às 19h, no Parque de Balonismo de Torres. A atividade contará com o Show Musical Festa no Sul de Luiza Barbosa. A cantora mirim é de Sapiranga, participou da edição de 2019 do The Voice Kids, ficando como finalista. A apresentação é dirigida exclusivamente aos alunos e responsáveis. Os pais já foram comunicados de que os estudantes só podem assistir ao show acompanhados dos responsáveis.

A Feira é organizada pela Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria de Cultura e do Esporte, da Secretaria da Educação e da Comissão Organizadora da Feira do Livro 2022. Famílias se reúnem para acompanhar as atividades proporcionadas, em especial aos lançamentos literários, às sessões de autógrafos e às apresentações culturais. Este ano são destacadas duas pessoas conhecidas na cidade, o jornalista e historiador Nelson Adams, como patrono, e o biólogo e professor, Benedito Ataguile, o professor Benê, como anfitrião.

 

O PATRONO – Nelson Adams

Nascido em 14 de março de 1950, em Porto Alegre/RS, Nelson Adams é Jornalista ( diplomado pela Faculdade dos Meios de Comunicação Social da PUC/RS) e atualmente Bacharelando em História pela Uninter – Curitiba/Paraná. Casado com Evani de Melos Rodrigues, é pai de Ana Paula, Joana e Rafael.

Jornalista por 45 anos, teve atividades em rádios (Difusora/Record, Guaíba, Atlântico Sul FM, Cultural FM); jornais (O Estado do Paraná, Tribuna do Paraná, O Globo, Folha de São Paulo, Correio do Povo, Jornal do Comércio, Gazeta, entre outros); tvs (Guaíba/Record); assessorias de Comunicação revistas/guias Turismo e agências de propaganda. É Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Fundador do Centro de Estudos Históricos de Torres e Região; membro e ex-presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Torres. Tem doze livros sobre História editados, dentre eles a Coleção História Torres – Aspectos, 4 volumes.

Para Nelson Adams, a Feira do Livro de Torres é a manutenção e o resgate da nossa Cultura, da nossa História, Patrimônio e Memórias. O tema dessa edição – “Memórias, Contos e Falas. A Voz de Um Povo” – torna-a ainda mais importante dentro desse contexto cultural e de sua abrangência. “Através de eventos tipo Feira do Livro de Torres mantemos vivas as memórias afetivas desse povo, suas tradições, seus saberes e jeitos de ser, e as repassamos às novas gerações”. Ser Patrono da edição, segundo Adams, depois de ter sido também Anfitrião, é um misto de alegria, felicidade e honra. O jornalista se diz eternamente grato em poder deixar esse legado de existência que a Feira do Livro de Torres, edição 2022, proporcionará.

 

O ANFITRIÃO – Benedito Ataguile

Benedito Salvador Ataguile é natural de Jaborandi, Estado de São Paulo.Biólogo e Professor de Biologia da Rede Sagrado de Educação – Escola São Domingos desde 1996, ano que chegou em Torres. Presidente fundador da Associação Onda Verde – Preservando o Meio Ambiente.

Participa como associado da ACERT (Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres) e da ECOTORRES (Cooperativa de Consumidores de Produtos Orgânicos de Torres. Realizou projetos de limpeza da Lagoa do Violão com a APAE, por 15 anos. Desenvolve projetos na Pastoral Social da Saúde, com cultivo de hortaliças e plantas medicinais orgânicas para produção de fitoterápicos.É membro da Coordenação do Projeto Amigos do Guarita, com trabalhos Bio pedagógicos no cultivo de alimentos orgânicos.Realiza atividades de atendimento no laboratório de Biologia do Sagrado São Domingos, com alunos das Creches e Escolas municipais e Estaduais da região de Torres.

Para o professor Benê, participar como Anfitrião da feira do livro de Torres é uma honra muito grande por representar a nossa cidade e pela oportunidade de conviver com pessoas de diferentes meios e culturas. “Uma atividade como a feira oportuniza trocas de conhecimentos e vivências sobretudo para os estudantes de nossa região que terão a possibilidade de conhecer autores e histórias contadas nas mais diferentes formas. A feira é um estímulo ao mundo do conhecimento e da leitura, agrega valores que comumente não encontramos no nosso dia a dia dentro das Escolas. Atividade como a feira é um mergulho no mundo do conhecimento e um grande investimento na cultura de todos nós”.

 


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados