Há mais de duas décadas, a cidade de Três Cachoeiras – RS vem protagonizando a Feira da Biodiversidade. Idealizado pelo Centro Ecológico em parceria com o Movimento de Mulheres Camponesas, tem sido um espaço de vitrine do trabalho árduo e inspirador das propriedades agroecológicas da região desde o ano 2000. E em 2024 não seria diferente: o evento ocorrerá no dia 26 de junho (quarta), no Salão Paroquial da Igreja Matriz (centro de Três Cachoeiras), das 9h- 17h.
Entre as bancas de artesanato locais, artesanato indígena e tapeçaria, há uma riqueza de produtos cultivados e produzidos localmente, refletindo não apenas a diversidade da natureza, mas também a habilidade e criatividade das comunidades rurais. A feira também é um espaço de compras e trocas de sementes nativas e crioulas. Tesouros genéticos fundamentais para o futuro da agricultura e da humanidade, pois guardam a variedade e resistência frente aos desafios ambientais climáticos.
Neste ano, renova-se o compromisso com a promoção da biodiversidade, com o tema ‘Bem viver com Democracia, agroecologia e o respeito à diversidade’. “A feira transcende a mera comercialização. É um ponto de encontro, um lugar onde as pessoas se reúnem para compartilhar suas experiências, conhecimentos e, é claro, seus produtos. Agricultores familiares e grupos dedicados à agroecologia exibem com orgulho a diversidade de alimentos saudáveis, muitos dos quais desconhecidos para a maioria da população, como as plantas alimentícias não convencionais – as Panc. Essas vêm compondo ano a ano o almoço, disponibilizado durante a feira”, ressalta a comunicação do Centro Ecológico.
Ao longo dos anos, jovens e crianças das escolas locais tem sido grandes protagonistas no espaço da feira, com as atividades de educação ambiental, nos mostram como podemos desempenhar um papel ativo na preservação do meio ambiente.