Estudantes do Instituto Angelina Maggi incluem produção agroecológica em mostra científica

Pesquisas abordaram temas como petróleo, plásticos e agrotóxicos

27 de junho de 2023

A comunidade escolar do Instituto Estadual de Educação Maria Angelina Maggi, em Três Cachoeiras, pôde conhecer, na quarta-feira, dia 14, problemáticas da atualidade e suas possíveis soluções na Mostra Científica: Sustentabilidade e Tecnologia para Transformar. Desenvolvidas por turmas dos anos iniciais, 8º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, as pesquisas abordaram temas como petróleo, plásticos e  agrotóxicos. Para evitar o uso destes produtos, os grupos apresentaram a agroecologia como solução tecnológica.

“A gente trouxe o Centro (Ecológico) como um caminho para evitar essa problemática, essa questão do uso demasiado de agrotóxicos e os impactos e malefícios que eles causam para a saúde”, explicou o estudante do terceiro ano Matheus Behenck. Conforme o “Projeto de Sustentabilidade e Tecnologia: Centro Ecológico”, elaborado pelo grupo do estudante,  a organização não governamental de assessoria técnica à agricultura ecológica trabalha diretamente e indiretamente nas escolas.

 Alimentos saudáveis e compostagem

 

Nos grupos dos anos iniciais houve mais envolvimento com o processo de produção de alimentos saudáveis, combate ao desperdício e destinação correta dos resíduos orgânicos. Durante uma semana foi realizada a pesagem do que sobrava do preparo da alimentação escolar  e também dos pratos depois das refeições. As turmas do pré ao quinto ano assumiram a horta para o cultivo de hortaliças. “Foram plantadas alface, repolho, brócolis, cenoura”, contou a professora Adriana Cerón Bellé.

Além disso, houve  práticas como oficina de compostagem, plantio de palmeira juçara, maquetes com a transição da agricultura convencional para orgânica, conversa e visita à propriedade agroecológica da Família Fernandes na comunidade da Raposa e trabalho com o livro Nina e sua turma numa história de minhocas, de Adriane Lippert Bitencourt. Outro livro trabalhado pelos pequenos foi Chá das Maravilhas, que estimulou o plantio de chás e a confecção de livrinhos com a com as propriedades de cada planta.

Colaboraram as professoras dos anos iniciais, Coordenação, Direção e o estudante Matheus Behenck.

 

 


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados