Estudantes e professores da UFRGS promovem mutirão para limpeza do Rio Mampituba, em Torres

A ação busca manejar o impacto ambiental no local, coletar dados para pesquisas na área e conscientizar a população a respeito da poluição nas águas. Denominada ‘SOS Rio Mampituba’, a iniciativa foi promovida pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EaD da UFRGS envolveu por volta de 50 pessoas.

FOTO: Divulgação UFRGS
6 de fevereiro de 2024

Estudantes e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em conjunto com a comunidade local, realizaram neste sábado (3 de fevereiro), a coleta de resíduos do Rio Mampituba, em Torres, Litoral Norte gaúcho.

A ação busca manejar o impacto ambiental no local, coletar dados para pesquisas na área e conscientizar a população a respeito da poluição nas águas. Denominada ‘SOS Rio Mampituba’, a iniciativa foi promovida pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EaD da UFRGS envolveu por volta de 50 pessoas.

Anúncio 1

Ao todo foram coletados cerca 200 quilos de resíduos, entre eles materiais recicláveis, fios de anzóis (que são extremamente nocivos para a vida marinha) e bitucas de cigarro. Segundo Maria Noêmia Martins de Lima, professora da UFRGS e coordenadora da ação, incialmente não havia sido prevista a coleta de resíduos orgânicos, “entretanto, a quantidade de bitucas de cigarro nos chamou a atenção. Elas foram inclusas na ação porque esse resíduo pode levar até cinco anos para se degradar, além de liberar toxinas no meio ambiente que podem provocar a morte de animais que as ingerem pensando ser alimento”.

A Cooperativa de Trabalho dos Recicladores (Coopersal) integrou a ação, dando o destino apropriado aos resíduos encontrados nas margens do Rio Mampituba.

Anúncio 2

 

Sobre o projeto

 

A atividade de extensão envolveu oito grupos de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (Bio-EaD/UFGRS). A extensão universitária é uma ação da Universidade, junto à comunidade, que possibilita o compartilhamento do conhecimento construído na instituição que visa sanar um problema ou atender uma necessidade social.

Um concurso interno selecionou três das oito propostas de extensão, entre elas a ‘SOS: Rio Mampituba’, que foi concebida a partir da constatação do aumento dos níveis de poluição no rio. “Neste sentido, torna-se necessário o desenvolvimento de ações voltadas para a conscientização da população em relação ao descarte de resíduos sólidos e sua adequada destinação. O projeto também faz parte de uma capacitação que visa desenvolver o protagonismo dos estudantes na execução de atividades de extensão universitária”, diz Maria Noêmia.

Para a professora, iniciativas que cultivam o protagonismo não apenas proporcionam um ambiente de aprendizagem mais significativo, mas também fomentam o pensamento crítico e a criatividade. “Ao permitir que os alunos se tornem protagonistas do próprio aprendizado, estamos investindo na formação de cidadãos críticos, reflexivos e engajados, capazes de enfrentar os desafios do mundo com confiança e iniciativa. Essa abordagem não apenas enriquece o percurso educativo, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais participativa e transformadora”, finaliza ela.

Anúncio Slider
Anúncio Slider

Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados