Evento ‘Amiga, se toca!’ é marcado por emoção, otimismo e informação sobre o câncer de mama em Torres

A iniciativa, alusiva ao Outubro Rosa - mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama e de colo do útero – contou com depoimentos e palestras importantes sobre o assunto.

27 de outubro de 2022

Promovido pelo Gabinete Rosa, da vereadora Carla Daitx, o evento ‘Amiga, se toca’ levou emoção, otimismo e muita informação sobre o câncer de mama para mais de cem mulheres, na noite de quinta-feira (20), na Comunidade Católica Nossa Senhora das Dores, no bairro Stan.

A iniciativa, alusiva ao Outubro Rosa – mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama e de colo do útero – contou com depoimentos e palestras importantes sobre o assunto. Dentre elas estavam a ginecologista e obstetra, dra. Wilma Mendonça, que falou sobre a saúde da mulher e como se prevenir do câncer de mama, além compartilhar sua própria experiência de luta contra a doença. A enfermeira Natália Darrigo e a técnica de enfermagem, Zety Vargas, apresentaram os serviços oferecidos pelo SUS para a saúde da mulher e como solicitar esses atendimentos. A professora Carla Faraco, fez um relato emocionante de seu tratamento contra o câncer e falou da importância do diagnóstico precoce para a cura. A enfermeira Francieli Mello abordou a influência da amamentação na prevenção do câncer de mama, levando informações importantes e desconhecidas para muitas mulheres. A atual presidente do projeto Roberta Kimatiar, Carolina, explanou sobre o projeto, que busca promover a socialização de mulheres em tratamento oncológico, acolhendo e contribuindo para seu empoderamento, por meio da informação e fortalecimento da autoestima, no Litoral Norte Gaúcho. E para encerrar, a presidente do Conselho do Idoso, dona Ingrid Emmer, deixou uma mensagem de incentivo para que as mulheres cuidem de sua saúde, e a idealizadora do calendário Penélopes contra o câncer, Silvia Martins, falou do trabalho contínuo com a causa.

Durante o evento, contamos também com a participação do artesanato da Casa da Terra e de tratamentos de beleza. Os alimentos arrecadados durante a ação foram doados para o projeto ‘Amigos da Guarita’, que atendem crianças carentes.

 

*Por Maiara Raupp (Assessora Parlamentar)


Publicado em: Social






Veja Também





Links Patrocinados