Evento climático ‘histórico’ deve baixar temperaturas e trazer neve para regiões do sul do Brasil

Os meteorologistas da MetSul enfatizam que vai se tratar de um episódio curto de frio, mas intenso e potencialmente histórico - principalmente pela possibilidade de nevar em maior número de locais e com maior intensidade

Dia de Neve em Caxias do Sul (foto meramente ilustrativa/ Wikimedia Commons)
18 de agosto de 2020

Desde  segunda-feira (17), equipes de  Meteorologia reiteraram alerta de que haverá uma poderosa incursão de ar polar – afetando grande parte do Brasil e extensa área da América do Sul – na segunda metade desta semana.

No Uruguai e no Rio Grande do Sul, a previsão é de que a temperatura começa a cair acentuadamente a partir da quarta-feira (18), especialmente entre a tarde e a noite, com o domínio do ar gelado entre quinta e sábado (19 e 21).Segundo a Somar Meteorologia, a previsão é de que na quinta-feira (20) as baixas temperaturas ganhem intensidade em todo o estado e há chance de chuva congelada e neve na serra gaúcha.

Ainda conforme a Somar, entre esta terça e quarta-feira (18 e 19), uma frente fria vai causar chuva em algumas áreas do estado e deixa o ar mais frio. Nas demais áreas do Brasil, a queda da temperatura e tempo instável será sentida entre a quinta e a sexta-feira (19 e 20).

Já a Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), participou que a
formaçãoda nova frente fria poderá provocar ventos de direção Nordeste a Noroeste e, posteriormente, Noroeste a Sudoeste, com intensidade de até 75 km/h (40 nós), na faixa do litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao Sul de Laguna, entre a noite desta quarta (18) e a manhã do dia 21 de agosto.

Os meteorologistas da MetSul enfatizam que vai se tratar de um episódio curto de frio, mas intenso e potencialmente histórico – principalmente pela possibilidade de nevar em maior número de locais e com maior intensidade. Apesar disso, não espera-se que a incursão intensa de ar frio e muito seco traga mínimas extremas e geada generalizada, mas sim ar polar com umidade sob a presença do que se chama de baixa segregada (cut-off low), que gerará uma “bolha” de ar extremamente frio em altitude com precipitação sobre o Sul do Brasil, criando as condições ideais pra neve

 

Em Torres

 

Conforme o Climatempo, a temperatura prevista para Torres na quarta-feira (19) deverá ficar entre 11°C e 17°C – com tempo entre o nublado e o chuvoso. Já na quinta-feira (20), a temperatura em Torres deverá ficar entre 7°C e 12°C, com dia nublado e possibilidade de garoa. Na sexta-feira (21), o Climatempo prevê ainda mais frio para Torres, com dia chuvoso e termômetros entre 5°C e 11°C.


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados