Eventos e clima de verão alavancam movimento de turismo no litoral no final de julho

Hotéis e restaurantes de beira de praia ficaram lotados no último final de semana em Torres. Praias foram bem visitadas também em Torres (foto)

5 de agosto de 2017

Pessoas sentadas em cadeira de praia, à beira mar, a maioria vestindo trajes de banho e algumas até tomando banho de mar; restaurantes cheios e com filas; centro de cidade com engarrafamentos e com dificuldade de estacionar; calçadão à beira mar e outros lugares turísticos tradicionais, como a Praia da Guarita e seus morros, com pessoas passeando e aproveitando. Isto parece descrição de cenas do , veraneio em Torres, mas não é. Trata-se da cena do último final de semana por aqui. O que se constatou foi que muito mais famílias resolveram passar seus últimos momentos das férias em Torres (e região), num movimento maior se do que ano passado (e maior do que a maioria dos últimos anos).

 

Evento da SAPT e temperatura acima de 20 graus

 

Conforme informou para o jornal A FOLHA na última quarta-feira, dia 2 de agosto, a presidente da Associação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Torres (AHRBS), Clarissa Raupp, um levantamento preliminar feito pela associação torrense dá conta que os hotéis de beira de praia operaram quase lotados neste último final de semana. No centro, a AHRBS indica que o movimento ficou em torno de 35% a 40% de ocupação. Uma marca não tão grande como na beira mar, mas acima de media histórica na cidade nestas épocas de baixa estação.

O clima e a temperatura acima de 20 graus durante o dia (em alguns momentos chegando a 28 graus) foram grandes motivadores deste movimento. Mas um motivo altamente importante para a hotelaria foi a realização do “Vinodeiro” pela SAPT, um festival de consumo e promoção da combinação de Vinho & carne de Cordeiro. Embora tenha sido idealizado por um clube, as parcerias com o empresariado (e apoio do poder público), bem como a boa estratégia de marketing dos realizadores acabaram transformando o 1º Vinodeiro em uma feira popular, que pode ser repetida anualmente e fazer parte do calendário oficial de Torres para movimentar a região na baixa temporada.

 

Festas pelo Litoral ativaram toda a região

 

Conforme informa a presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte, Ivone Ferraz (que também é hoteleira e dirige dois hotéis em Torres), o Vinodeiro e, principalmente, o clima de verão foram os motivadores do movimento bem acima da média na cidade. Em seus dois hotéis aqui em Torres, a lotação ficou quase total no final de semana passado, e chegou a 70% em outros. Da mesma forma, restaurantes e estabelecimentos gastronômico – principalmente os mais próximos da orla, área turística – aproveitaram a onda do bom movimento e foram bastante procurados nos dias 29 e 30 de julho.

Mas outras cidades do Litoral Norte também tiveram destaques. A realização da Festa do Peixe, em Imbé, e a realização de mais uma edição da Festa do Pescador, em Arroio do Sal, movimentaram as cidades litorâneas com público de fora e da região. “A soma destes fatores fez com que o movimento das férias de julho de 2017 fosse bem melhor que outras, mesmo em período de crise”, informou Ivone Ferraz para A FOLHA na semana passada.

O que chamou a atenção da empresária líder sindical foi o perfil dos turistas. A hoteleira notou a presença maior de turistas de Porto Alegre e arredores – ao invés da mais habitual (e forte) presença de turistas da serra gaúcha.  Para Ivone, isso pode ter sido motivado pelos eventos ou pode ter sido uma migração de locais de férias, quando a crise pode ter levado a uma troca na opção de destinos das famílias –  das tradicionais viagens ao exterior ou pelo Brasil para viagens mais próximas, incluindo o Litoral Norte do RS.


Publicado em: Turismo






Veja Também





Links Patrocinados