Ex-vice prefeito e vereador de Torres é condenado, mas vai apelar para instância superior

Em entrevista para Rádio local, Valmir Daitx Alexandre, o Pardal (direita na foto) disse que é inocente e inclusive afirmou que a política acabou tirando-lhe dinheiro - ao invés de lhe fornecendo, como foi dito pela narrativa que norteia sua acusação

3 de julho de 2024

No dia 20 de junho, o ex-vereador e ex-vice prefeito de Torres Valmir Daitx ‘Pardal’ Alexandre foi condenado em segunda instância por várias acusações da justiça (relacionadas a peculato e lavagem de dinheiro), que teriam acontecido durante o final de seu mandato como vice-prefeito de Torres, na legislatura 2009/2012. Ele foi condenado por infrações previstas no artigo 90 da Lei nº 8.666/93, atualmente incorporado no artigo 337-F do Código Penal, além do artigo 71 do CP, totalizando uma pena de 9 anos e 2 meses de reclusão, além de multas.  A condenação aconteceu na 4ª Câmara Criminal.

Após a condenação, a Rádio Maristela publicou os detalhes da sentença. E na sexta-feira, dia 28/6, o radialista da emissora, Pe. Leonir Alves, recebeu o ex-vereador e ex-vice prefeito para uma entrevista. Na ocasião, ouviu os argumentos de Pardal para que este continue apelando na justiça contra a condenação, como afirma que irá fazer. Na entrevista, o ex-vereador mais uma vez negou totalmente sua culpa. Ele falou de possíveis ‘farpas trocadas’ por ele com um promotor do Ministério Público na comarca de Torres (que conduziu parte do Inquérito de acusação) e opinou que isto teria sido a causa de seus indiciamentos, que se transformaram em sentença em seu desfavor. Pardal também se referiu que, à época, integrantes do MP RS chamava parte da administração da prefeitura de Torres de “Organização Criminosa”, afirmando que esta ‘perseguição’ seria uma das razões da insistência da justiça em manter a narrativa da acusação, também na votação em segunda instância.

No final da entrevista, Valmir Daitx Alexandre, que teve origem profissional na Brigada Militar do RS,  confessou que teve por muito tempo um comportamento de certa forma agressivo em relação a oponentes ideológicos. E disse, publicamente, que mudou sua forma de encarar os fatos, pedindo subliminarmente desculpa para quem teria ofendido ou magoado no passado. Mas manteve sua versão de ser inocente, quando inclusive desabafou que antes de entrar na política possuía duas casas próprias e uma lancha, e que agora mora de favor em casa de parentes e sobrevive com poucos recursos oriundos de seu status social atual, sugerindo que a política acabou tirando-lhe dinheiro – ao invés de lhe fornecendo, como estaria sendo a narrativa que norteia sua acusação

 

Um pouco sobre a carreira política de Valmir ‘Pardal’

O ex-vice prefeito e ex-vereador Valmir Alexandre Daitx, o Pardal, entrou na política pelo PT como suplente de vereador, na legislatura 2005/2008. Após passar para o MDB, foi secretário no Governo João Alberto, ao lado de quem também foi eleito como vice-prefeito na legislatura 2009/2012.

Se filiou ao Republicanos e foi eleito vereador mais uma vez, na legislatura 2017/2020. E no ano passado se retirou do Republicanos ao entrar no PSD de Torres.


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados