A Galeria Arte Quadros – em parceria com a Construtora R Dimer – realizaram na quarta-feira (15 de janeiro) um coquetel para inaugurar uma exposição inédita “Esculpindo a Natureza”, do escultor Ricardo Aguiar. A exposição ocorre na cobertura da própria Incorporadora e Construtora, na Praça Pinheiro Machado (em frente a praça da Prainha). Ricardo Aguiar é escultor a mais de 30 anos e a aprimorou seu olhar usando como suporte de seu trabalho as rochas, para trazer formas e sentido as suas obras.
Conforme informa a galeria para a imprensa, a cidade de Torres e a construtora R Dimer foram escolhidas para parceira na mostra, por conta do destacado crescimento e importância para o litoral gaúcho da cidade, assim como a importância que a R Dimer dá às obras de arte em seus projetos. Inclusive, já escolheram o próprio Ricardo Aguiar para criar duas obras de arte em maior escala, que serão parte de projetos em andamento da incorporadora em área próxima do Rio Mampituba (ainda em fase inicial de obras).
A exposição fica aberta até o dia 14 de março na cobertura da sede da R Dimer (Praça Pinheiro Machado, 10). Lá se pode apreciar vários exemplares únicos e artesanais do escultor, que fornece formas que podem ser interpretadas por várias óticas, combinando tanto com vieses da natureza como com decorações mais futuristas, num conceito também abraçado pela R Dimer Construtora

Obra de arte como identidade de edificações
O artista lembra que, em Porto Alegre, existe uma lei que exige que prédios acima de certa metragem disponibilizem obras artísticas em seus projetos implantados na urbe local. Mas Aguiar confessa que “prefere que estas escolhas venham da decisão dos empreendedores ( como a da R Dimer)”, como parte da identidade da edificação, o que valoriza o conceito como um todo e enriquece o ambiente com estética e personalidade, introduzindo uma abordagem artística tanto aos eventuais moradores do prédio quanto aos que passam e observam a obra.