Falta pouco para nossos Cânions do Sul serem reconhecidos como geoparque mundial

Região será avaliado por representante da UNESCO. E se houver a chancela, o território (que engloba Torres, Praia Grande e outras cidades marcadas pelos cânions da região) poderá se habilitar a receber apoios e divulgações internacionais

15 de outubro de 2021

A região dos Cânions do Sul está a um passo de ser reconhecida como Geoparque Mundial da UNESCO. Os sete municípios que fazem parte do território receberão em breve a visita de avaliadores da organização para definir sobre a chancela. A novidade foi anunciada pelo prefeito de Torres e presidente do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, Carlos Souza, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, 13, no Guarita Park Hotel.

Conforme documento enviado pela UNESCO, a missão prevista para acontecer até o final de novembro será realizada por dois avaliadores –  um de Portugal e um do México. A equipe do Geoparque está em tratativas para definir a melhor data de acordo com a disponibilidade dos profissionais.

“Estes avaliadores estarão percorrendo todos os sete municípios do Geoparque para observar in loco o nosso trabalho como Geoparque. O objetivo é verificar se estamos de fato atuando de acordo com as diretrizes do Programa de Geoparques da UNESCO que envolve principalmente temas como: a valorização do nosso patrimônio geológico e cultural, a educação e o turismo sustentável”, destacou o presidente do Consórcio.

 

De aspirante a Geoparque definitivo

 

O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é considerado oficialmente um Geoparque Aspirante ao título, resultado de um trabalho que começou em 2007 e avançou nos últimos anos. Em 2019, o Consórcio enviou o dossiê de candidatura, que já foi avaliado e aprovado pela UNESCO. Por isso, o território está apto a receber agora a missão de avaliação.

O resultado sobre a chancela sairá no próximo ano. O relatório produzido pelos avaliadores será decisivo para que o Conselho de Geoparques da UNESCO possa concluir sobre o título. Ao receber este reconhecimento, o Geoparque Cânions do Sul passa a fazer parte da Rede Global de Geoparques, o que representa principalmente novas oportunidades de divulgação internacional e consequente valorização do turismo sustentável na região, entre outros benefícios.

O encontro com a imprensa contou com a presença da equipe técnica do Geoparque e dos prefeitos Elisandro Pereira Machado, de Praia Grande (SC); Clerio Daniel Olivo, de Morro Grande (SC); Ivan do Amaral Borges, de Cambará do Sul (RS); Roberto Biava, de Timbé do Sul (SC); Pedro Juarez da Silva, de Mampituba (RS) e João Batista Mezzari, de Jacinto Machado (SC).

Prefeitos dos municípios que fazem parte do território do Geoparque comandados pelo prefeito de Torres, Carlos Souza ( centro) em evento no Guarita Park sobre o reconhecimento pela Unesco

 

 

Sobre o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul

 

O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é uma iniciativa formada por sete municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que trabalham juntos com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico da região, por meio da valorização do patrimônio natural e cultural e do turismo sustentável. Fazem parte do Projeto os municípios de Torres, Mampituba e Cambará do Sul (RS), Praia Grande, Morro Grande, Jacinto Machado e Timbé do Sul (SC).

Segundo os gestores do Consórcio que integra os municípios que abrangem o Geoparque, após a definição pela Unesco, o grupo estuda um projeto de comunicação para divulgar os atrativos dos Cânions do Sul, num projetoenvolvendo várias mídias através da  parceria entre os  municípios e estados federativos envolvidos. E ideia é passar para a sociedade a abrangência do geoparque, sua beleza natural e outras qualidades dos municípios que o envolvem.

 


Publicado em: Turismo






Veja Também





Links Patrocinados