Farol Literário de Torres reuniu cerca de 200 autores em ambiente de muita cultura

Marcado por homenagens e muitas atrações culturais, evento ocorreu nos últimos dias 15 e 16 de novembro

22 de novembro de 2019

Em dois dias de atividades (15 e 16 de novembro), o 3º Farol Literário de Torres atraiu cerca de 200 escritores de diversas cidades gaúchas e de outros estados. “Esses autores puderam interagir e ampliar mutuamente suas vivências culturais”, destacou Eduardo Jacques, um dos coordenadores do Movimento Torres Além Veraneio, que realizou o evento. Ele avaliou como exitosa a proposta do Movimento de sustentar um espaço alternativo de arte e cultura na cidade de Torres. Já o presidente da Poebras, Joaquim Moncks, ressaltou a importância da proposta do Farol Literário, que  é o estimulo à busca do conhecimento, do aprimoramento da escrita e do desenvolvimento do senso crítico.

Entre a variada programação ocorreram homenagens a duas pessoas importantes para a história e cultura de Torres e Passo de Torres. O historiador e escritor Ruy Ruben Ruschel foi homenageado pelos 20 anos de sua morte e pelo legado na construção e reconstrução da História de Torres e Região. Ele dedicou quatro livros a Torres e uma centena de outros trabalhos de pesquisas históricas e arqueológicas, bem como colunas em jornais e revistas, que hoje são fontes de consulta. A outra homenageada foi a escritora e poeta Aledir Bristot, de 77 anos, fundadora da Casa do Poeta de Passo de Torres, em 2008. Ela tem oito livros publicados e deu muitos autógrafos durante o evento.

O Farol Literário de Torres também promoveu o lançamento de livros, com destaque para autores locais. O livro Torres História em Crônicas, da organizadora Débora Fernandes, é uma coletânea de textos de Dante de Laytano, Ruy Ruben Ruschel, Walter Spalding, Mário Krás Borges, Roberto Venturella, Bento Barcelos da Silva e outros. É uma obra que aguça a imaginação sobre a história de Torres. Outro lançamento foi Devires e Derivas, de Paulo Timm, pela Mottironi Editore, reunindo ensaios brasileiros e crônicas desse economista e professor que escolheu viver entre Torres e Passo de Torres.

Para a realização do 3º Farol Literário de Torres, o Movimento Torres Além Veraneio teve a parceria da Casa do Poeta de Torres e da Casa do Poeta Vale do Mampituba, de Passo de Torres. O evento teve o apoio do grupo de poetas Café com Poesia de Torres, do Centro de Estudos Históricos de Torres e Região (CEHTR), da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências (Alpas 21) e da Prefeitura de Torres.


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados